Portal Caparaó - Manhuaçu recebe programa A Arte de Ser Adolescente, do Senar
Geral

Manhuaçu recebe programa A Arte de Ser Adolescente, do Senar

28/02/2020

MANHUAÇU (MG) - Jovens de 15 a 18 anos do distrito de São Pedro do Avaí, em Manhuaçu, tiveram a oportunidade de participar do programa A Arte de Ser Adolescente, promovido pelo Sistema Faemg / Senar Minas, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais do município. O objetivo do curso é estimular o adolescente a adquirir conhecimentos necessários para o desenvolvimento de valores pessoais e conquista da autonomia.

Entre os temas abordados, estão a formação da identidade, alterações físicas e psicológicas, autoestima, diversidade, comunicação assertiva, vulnerabilidades (violência, drogas, consumismo, transtornos mentais, sexualidade), família e escola, valores humanos e ética, além do planejamento pessoal.

A instrutora Alanna Vieira Silva conta que as duas turmas participaram de forma ativa do curso, demonstrando interesse nos assuntos, empatia e respeito às diferenças ali presentes. Durante o programa, os participantes também relataram a importância do diálogo sobre diversos temas, que, muitas vezes, não encontram espaço para serem debatidos. “Iniciativas como essa proporcionam aos adolescentes mecanismos de lidar com os conflitos internos e externos existentes neste período, ajudando-os a passar por essa fase de forma mais leve e responsável”, avalia Alanna.

Sara Catherine Dutra foi uma das alunas. Ela decidiu participar do curso porque acreditou que encontraria ali uma oportunidade de melhorar o modo de pensar e agir. “O programa me surpreendeu e superou minhas expectativas. Todos os temas abordados foram edificantes, ajudaram-me a descobrir minha identidade e a enxergar o mundo com outros olhos”, afirma ela.

O curso foi realizado junto a alunos da Escola Estadual Ana Mendes, de São Pedro do Avaí.

Kamilla Bitarães / Assessora de Comunicação - Regional Viçosa Senar

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.