Portal Caparaó - Inaugurada Unidade de Saúde do Bairro Santa Luzia
Geral

Inaugurada Unidade de Saúde do Bairro Santa Luzia

28/02/2020 - Atualizado em 28/02/2020 18h30

MANHUAÇU (MG) - Com muita alegria, a Prefeita Cici Magalhães, vice Renato da Banca, a Secretária Municipal de Saúde, Dra. Karina Gama, deputado estadual João Magalhães, secretários e vereadores foram recebidos por lideranças e convidados, para a cerimônia oficial de inauguração da Unidade Básica de Saúde. A entrega da obra foi na última sexta-feira, 20/02. A unidade de saúde totalmente estruturada atende um público de 3.578 pessoas.

Com três andares, o prédio da nova unidade possui uma estrutura acolhedora e dentro dos melhores padrões de qualidade, incentivando a melhoria das práticas das equipes de saúde. O objetivo é garantir o acolhimento dos usuários e melhorar as condições de trabalho dos profissionais.

Os moradores aguardavam a construção há muitos anos, pois, o local onde funcionava a ESF não atendia a demanda, com pouca comodidade às pessoas, nem tampouco aos funcionários. Agora, a Unidade Básica de Saúde tem em sua estrutura recepção, consultórios amplos, sala de esterilização, sala de vacina, triagem, farmácia, sala de coleta, odontologia e corredores amplos.  Esse era um sonho antigo dos moradores do bairro, que contavam os dias e horas, para acompanharem a abertura das portas da UBS Santa Luzia. “Agora temos um local, espaçoso, bem localizado e planejado que oferece conforto em todos os sentidos”, disse o presidente da Associação de Moradores, Gilerson Pereira. A obra foi construída com recurso próprio do município e, com emendas parlamentares dos Deputados Federal Subtenente Gonzaga e Estadual João Magalhães para a aquisição de equipamentos.

Em seu pronunciamento, o Deputado Estadual João Magalhães disse que todos os esforços foram fundamentais, para que os moradores do Bairro Santa Luzia pudessem receber esse presente. “Uma obra aguardada, que está sendo entregue com uma estrutura invejável, para atender a demanda”, disse o parlamentar.

Em seu pronunciamento, a prefeita Cici Magalhães, fez questão de ressaltar que os recursos demandaram esforços dos parlamentares, bem como o trabalho incessante da Secretária Municipal de Saúde, para a realização da obra para atender os moradores, sobretudo, com uma estrutura capaz de atender a todos. “É uma alegria entregar a UBS no Bairro Santa Luzia, sentir a felicidade dos moradores. Queremos para o nosso povo  saúde de qualidade e, isso tem sido a preocupação da nossa administração”, disse Cici Magalhães.

A secretária de saúde, Dra. Karina Gama, disse que a inauguração da UBS Santa Luzia é o resultado do trabalho incansável da administração em prol da comunidade, construída com recursos próprios. Ela destaca que a unidade vem para fortalecer a atenção primária, garantir comodidade aos usuários e funcionários. Outro diferencial é que a Associação de Moradores terá uma sala na estrutura da UBS, para ajudar nas atividades de promoção à saúde. “Que todos os moradores sejam atendidos nesta Unidade Básica de Saúde e sintam acolhidos, que usufruam desta bela e moderna unidade. Que seja realmente um modelo para o Brasil inteiro, em que o trabalho conjunto fará toda a diferença”, disse Dra. Karina Gama. A secretária também homenageou o presidente da Associação, Gilerson Pereira e o ex-presidente, Artur Eller. Os moradores e convidados conhecerem toda a estrutura da unidade, ficaram maravilhados com tudo que agora está à disposição para servi-los.

Estrutura com total comodidade

A nova UBS possui salas de espera, Consultórios, Acolhimento, Sala de Observação, Procedimento, Coleta de material, Agentes comunitários de saúde, Sala de reuniões, Sala de Vacinas, Sala de Curativos, Depósito de material de limpeza (DML), Sanitários, Consultório Odontológico, Sala de Estocagem, Dispensação de Medicamentos, Sala de Esterilização e Guarda de Material esterilizado, Almoxarifado, Copa, Sala de Administração e Gerência, Depósito de Resíduos Contaminados, Depósito de Resíduos Recicláveis e Depósito de Resíduos comuns, para total segurança a todos.

Assessoria de Comunicação Social da Secretaria de Saúde de Manhuaçu

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.