Portal Caparaó - Coronavírus é tema de reunião entre SRS, Polícia Militar e Defesa Civil
Geral

Coronavírus é tema de reunião entre SRS, Polícia Militar e Defesa Civil

19/03/2020

MANHUMIRIM (MG) - O Superintendente Regional de Saúde de Manhuaçu, Juliano Estanislau, recebeu nesta quinta-feira (19/03), representantes da Defesa Civil Estadual e Polícia Militar da Região. O Objetivo do encontro foi definir ações estratégicas de orientação e prevenção ao novo coronavírus.

 “Neste primeiro momento, compartilhamos dados atualizados sobre os casos suspeitos em nossa área de abrangência. Ficou acordado também que as instituições trabalharão em conjunto nos movimentos de mobilização da população, realização de intervenções nos casos de descumprimento de isolamento domiciliar e, também, no sentido de garantir o cumprimento das restrições impostas nos decretos de emergências do MS, Estado de Minas Gerais e dos Municípios”, lembrou o superintendente.

ORIENTAÇÃO PARA ISOLAMENTO DOMICILIAR

A pessoa infectada com o Coronavírus pode transmitir o vírus enquanto apresentar sintomas respiratórios. Dessa forma, após ser avaliado pela equipe de saúde e se não houver necessidade de internação hospitalar, o doente deve permanecer em casa enquanto estiver com sintomas da doença, em isolamento domiciliar.

CUIDADOS NO DOMICÍLIO

· Não compartilhar alimentos, copos, talheres, chimarrão, toalhas e objetos de uso pessoal;

· Evitar tocar olhos, nariz ou boca;

· Lavar as mãos várias vezes ao dia com sabonete e água, ou usar álcool gel, principalmente depois de tossir ou espirrar;

· Não receber visitas enquanto os sintomas persistirem;

· Enquanto permanecer com sintomas respiratórios, deve usar máscara cirúrgica ao sair do seu quarto e trocar a máscara sempre que estiver úmida;

· Na ausência da máscara, proteger a boca e o nariz ao tossir ou espirrar com lenços descartáveis (ex: papel higiênico, papel toalha, guardanapo ou lenço de papel);

· Ficar em quarto sozinho (se possível) e mantê-lo ventilado;

· Sair de casa apenas em situações emergenciais. Ao sair de casa, sempre colocar máscara cirúrgica.

A recomendação é que se houver piora dos sintomas, procure o hospital de referência. Mais informações poderão ser obtidas no link https://www.saude.mg.gov.br/coronavirus.

Antonio Rodrigues ASCOM - SRS Manhuaçu

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.