Portal Caparaó - HCL e Prefeitura de Manhuaçu montam UTI Covid
Geral

HCL e Prefeitura de Manhuaçu montam UTI Covid

25/03/2020 - Atualizado em 26/03/2020 07h53

MANHUAÇU (MG) - O Hospital César Leite terminou de adaptar sua estrutura física para atender possíveis doentes graves com Covid-19. Em quatro dias, as equipes de manutenção e obras atuaram na construção de salas e divisórias para uma ala específica para os casos de coronavírus que vierem a ser tratados na unidade hospitalar.

Para reforçar o atendimento aos pacientes que precisem de respiração mecânica - principal gargalo causador de mortes derivadas do coronavírus no mundo -  a Prefeitura de Manhuaçu adquiriu nove respiradores que foram entregues nesta terça-feira, em comodato, para a Unidade UTI Covid-19 do HCL.

Os respiradores foram adquiridos pensando a longo prazo, caso seja necessário. É uma forma de estruturar o serviço de UTI para os casos de Covid-19.

Os equipamentos foram comprados com recursos da Prefeitura de Manhuaçu pelo valor de R$ 441 mil reais.

Desde sexta-feira, funcionários do Hospital César Leite atuam na estruturação da UTI Covid-19. Além disso, equipes de profissionais da área de saúde realizam procedimentos em outras frentes visando o atendimento de pacientes de Manhuaçu e região.

A prefeita Cici Magalhães explica que os respiradores continuarão pertencendo ao município. “É importante unirmos forças neste momento. O Hospital Cesar Leite é um grande parceiro da saúde de Manhuaçu. Esses respiradores chegaram em excelente hora e deverão ser muito bem utilizados quando for necessário”, comentou.

A utilização dos respiradores será exigida caso o paciente evolua para um quadro de insuficiência respiratória grave.

Outros equipamentos de prevenção, como macacões, capotes, máscaras e toucas já foram adquiridos pela Secretaria de Saúde. Em breve, novos aparelhos, como um gasômetro, chegarão à Manhuaçu para reforçar o combate ao Covid-19.

Em sua fala, o diretor assistencial do Hospital César Leite, Chardson Roberto da Paixão, agradeceu o empenho de todos os envolvidos nessa mobilização e reforçou o pedido da prefeita quanto à população permanecer em casa em isolamento social.

Até a noite desta terça-feira, o último Boletim Epidemiológico de Manhuaçu apontada 64 casos em investigação, sendo dois pacientes com um quadro considerado grave. Nenhum caso de Covid-19 foi confirmado na região.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Saúde de Manhuaçu e do Hospital César Leite

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.