Portal Caparaó - Manhuaçu promove Fórum sobre Alcool e Drogas
Geral

Manhuaçu promove Fórum sobre Alcool e Drogas

15/02/2009 - Atualizado em 17/02/2009 11h36

Participou a Diretora do Centro Mineiro de Toxicomania, Dra. Raquel Pinheiro, partilhando sua vasta experiência e conhecimento sobre políticas públicas de álcool e outras drogas, com destaque para a prevenção, tratamento e nova legislação que trata do assunto. Estiveram presentes representantes de vários municípios da região e os vereadores Toninho Gama, Maria Imaculada Dutra, José Geraldo Damasceno, Nelci Alves e Gedival Breder, além de secretários municipais.

Emoção na abertura

O Secretário Luiz Prata (Saúde), se emocionou durante a abertura do evento. Prata disse que é muito bom participar de uma discussão tão importante para o município. Ele destacou a seriedade e o comprometimento do Conselho Municipal de Saúde. Emocionado, agradeceu o empenho do prefeito Sérgio Breder em promover a saúde municipal sem medir esforços para atender a população com qualidade e acima de tudo com dignidade. “Sérgio não é só o prefeito das obras, é muito mais, é o prefeito do social comprometido com o bem-estar da população de Manhuaçu”, finalizou Luiz Prata.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Júlio Caetano Dias, reforçou a ação dos conselheiros de saúde e integrantes dos demais conselhos municipais na discussão de um assunto tão urgente, pois as drogas consomem o que temos de mais belo, nossas crianças, adolescentes e jovens, atingindo também a maioria da população adulta.

O prefeito Sérgio Breder afirmou que as conquistas do município nas áreas sociais têm acontecido e serão ainda maiores, pois conta com parceiros que se dedicam diuturnamente pela causa. Breder anunciou que apesar da queda na receita do município, Manhuaçu tem uma situação financeira sob controle para investir na qualidade de vida da população e honrar seus compromissos.

Assuntos em foco

Foram apresentados aos participantes três importantes sustentáculos da ação de prevenção às drogas em Manhuaçu: COMAD, PROERD E CAPS. A presidente do Conselho Municipal Anti-Drogas (COMAD), Dra. Regina de Almeida Toledo Pires, explicou como foi criado e como está atuando o conselho, destacando suas reuniões e também a reativação do Projeto Reviver, que foi criado há anos pela Fundação Maria Rainha Paz, de acordo com Dra. Margareth Portes, também do COMAD.

A Polícia Militar apresentou a atuação do Programa de Erradicação às Drogas (PROERD) na área de 11º Batalhão. Conforme o Tenente Márcio, cerca de 20 mil crianças, adolescentes e jovens receberam as orientações ministradas pelos policiais do programa que valoriza a prevenção mostrando a importância de se ficar longe das drogas.

Em seguida, a coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) falou do trabalho desenvolvido em Manhuaçu na área da saúde mental. Lia Márcia Emerick destacou a importância de a sociedade olhar os pacientes com transtorno mental com um outro olhar. Ela explicou como é a atuação dos profissionais do CAPS nas diversas situações de transtorno mental, inclusive, aqueles decorrentes do consumo de drogas.

A Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social de Manhuaçu, Dra. Beatriz Prata, destacou como o município e a sociedade devem se organizar para investir em políticas sociais na área do álcool e drogas no âmbito da Assistência Social.

Na última parte do evento foram apresentadas formas de prevenção, tratamento e como está a nova legislação que trata do tema. Sob a coordenação da Diretora do Centro Mineiro de Toxicomania, Dra. Raquel Pinheiro, foi aberto um amplo debate sobre a questão das drogas.

Luiz Nascimento - 15/02/09 - 15:28 - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.