Portal Caparaó - Isolamento contra COVID-19 precisa ser mantido, reforça comitê em Manhuaçu
Economia

Isolamento contra COVID-19 precisa ser mantido, reforça comitê em Manhuaçu

06/04/2020 - Atualizado em 07/04/2020 11h37

MANHUAÇU (MG) - Em reunião realizada na noite desta segunda-feira, 06/04, o Comitê de prevenção ao COVID-19 de Manhuaçu, reforçou a necessidade de isolamento social para proteger a população contra o contágio do novo coronavírus e decidiu acatar plenamente as determinações do Decreto publicado recentemente pelo Governo de Minas Gerais. O comitê é formado por representantes da sociedade civil e da Administração Municipal, especialmente representantes da área da Saúde.

Ministério Público recomenda isolamento

A Prefeita Cici Magalhães e a Secretária de Saúde, Dra. Karina Gama dos Santos Sales, mencionaram a recomendação do MPE (Ministério Público Estadual) em documento assinado pelo Procurador da República, Dr. Thiago Cunha Almeida, e pelo Promotor de Justiça, Dr. Paulo Elias Severgnini Mendes Júnior, entregue durante reunião ocorrida também hoje, mais cedo, quanto aos prefeitos direcionarem esforços em seus municípios para que a população fique em casa, seguindo as determinações da OMS e do Decreto Estadual.

Tem-se observado que em algumas cidades vizinhas, o comércio tem funcionado normalmente, sem qualquer respeito às normas de proteção estabelecidas.

Infelizmente, os casos suspeitos e confirmados de COVID-19 têm aumentado em todo o mundo. Em Manhuaçu, foi oficialmente registrado um caso confirmado da doença e 148 suspeitos (até o boletim deste domingo, 05/04).

O Presidente da Câmara, Inspetor Juninho Linhares, também participou e destacou os esforços da Casa Legislativa com estas ações de proteção à população e a busca de soluções para o funcionamento seguro do comércio e prestação de serviços.

UTI: dez leitos para 400 mil habitantes

Os representantes do Hospital César Leite reforçaram a gravidade da situação e a necessidade de a população tomar os devidos cuidados para não contrair o COVID-19. ‘Em entendimento com a Prefeitura de Manhuaçu, conseguimos disponibilizar dez leitos de UTI para atender os casos mais graves de COVID-19. Contudo, o Hospital César Leite possui abrangência regional, ou seja, atende Manhuaçu e as cidades vizinhas, o que totaliza uma média de 400 mil habitantes. Imagine se começarem a chegar simultaneamente pacientes em estado grave? Como faremos?’, pontuou Milton Martins de Oliveira, Tesoureiro do HCL.

Situação dos comerciantes

Os Presidentes da ACIAM, Silvério Afonso, e da CDL, Elias Temer, órgãos que representam o comércio local e que integram o Comitê, relataram as dificuldades enfrentadas pelos empresários, mas reiteraram que concordam com as medidas de proteção à população. ‘Sugerimos a possibilidade de flexibilização dos horários de atendimento no comércio, em vez de fechar totalmente, desde que o comerciante se comprometa a cumprir todas as determinações de segurança para a própria proteção, a dos funcionários e dos clientes’, destacou Elias Temer Júnior.

A Prefeita Cici reforçou medidas que já estão sendo tomadas para auxiliar os comerciantes. Algumas já foram adotadas, como isenção e descontos em tributos municipais, entre outras.

O Secretário de Fazenda, Claudinei Domingues Lopes, propôs a criação de alvará emergencial, a ser liberado gratuitamente para os comerciantes, como ação para organizar e proteger a população.

Informações da Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Manhuaçu

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.