Portal Caparaó - Famílias carentes de Inhapim recebem alimentos
Geral

Famílias carentes de Inhapim recebem alimentos

26/05/2007 - Atualizado em 30/05/2007 14h31

A Prefeitura Municipal de Inhapim em parceria com a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), através do Programa de Aquisição de Alimentos do Governo Federal atendeu mais de 100 famílias carentes em Inhapim. Cadastradas pelos programas sociais da cidade (CRAS, Serviço Sentinela e BPC _ Benefício de Prestação Continuada), famílias dos Bairros Santa Cruz, Esperança e Santo Antônio receberam cestas com alimentos comprados pela Conab dos produtores que cultivam para agricultura familiar.

O PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) garante a compra da produção familiar e os produtos adquiridos são canalizados para a população em situação de risco alimentar e distribuídos para programas sociais públicos. No município de Inhapim instituições como APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), creche, asilo, escolas municipais e estaduais e famílias carentes, recebem esses alimentos quinzenalmente – tomate, alface, inhame, banana, tangerina, arroz, feijão, ovos, entre outros – reforçando o cardápio e combatendo a fome e a desnutrição.

Segundo a extensionista de bem estar social da Emater e coordenadora do projeto, Ana Laura Chaves Veloso de Oliveira, em Inhapim, o Banco de Alimentos instituído no município através da lei municipal 1698/05 se faz presente através da Conab que executa o PAA e a prefeitura municipal participa cedendo os funcionários para trabalharem na coleta e distribuição dos alimentos.

A importância dessa ação é ainda maior na visão do prefeito de Inhapim, Hamilton Chagas F ilho (Bó), para ele “o programa implantado é prova de que a agricultura do município é forte e que os investimentos sociais conquistados em parceria com o governo federal têm sido bem aplicados”.

Em Inhapim o projeto teve início em setembro do ano passado por incentivo da Emater local com objetivo de reforçar a agricultura familiar comprando mensalmente um salário mínimo de cada produtor inhapinhense ligado à produção familiar. São R$ 3.500 disponíveis para cada produtor cadastrado pela Emater e Secretaria de Agricultura, totalizando mais de 200 mil reais. Esse Programa de Aquisição é considerado uma das principais ações estruturantes do “Fome Zero” e constitui-se em mecanismo complementar ao Pronaf (Programa Nacional de Agricultura Familiar).

Maryllack Salgado - Assessora de Imprensa da Prefeitura de Inhapim

Jornalista - 13:25 - 26/05/07 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.