Portal Caparaó - Alô, Minas! Mais distritos da região terão telefonia celular
Economia

Alô, Minas! Mais distritos da região terão telefonia celular

05/05/2020 - Atualizado em 06/05/2020 07h45

MANHUAÇU (MG) - O Deputado Estadual João Magalhães confirmou que vários distritos da região serão contemplados com a telefonia celular no Programa Alô, Minas!. O resultado do chamamento público foi divulgado na sexta-feira, 01/05, pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).

Diversos municípios mineiros com distritos, comunidades e povoados que ainda não possuem acesso à telefonia móvel se inscreveram no Alô, Minas!. Criado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e apoiado pela Secretaria de Estado de Fazenda (SEF), o programa vai ampliar a cobertura no estado, promovendo a inclusão tecnológica e a integração regional.

O edital de chamamento público foi apresentado, os municípios se inscreveram e agora foi divulgado o resultado.  

LOCALIDADES

Foram selecionadas as seguintes localidades para serem atendidas com torres de telefonia celular no programa: Povoado Aparecida (Abre Campo); Estouros e São Domingos (Araponga), Capim Roxo (Caparaó); Povoado de São Gonçalo e Comunidade do Taboão (Espera Feliz); Santo Amaro de Minas (Manhuaçu); Córrego do Café, Povoado Matipó Grande e Córrego Monte Verde (Pedra Bonita), Pontões (São João do Manhuaçu).

RESPONSABILIDADES

Os municípios terão algumas responsabilidades. Eles deverão prover e disponibilizar terreno para a operadora que prestará o Serviço Móvel Pessoal (SMP) -  vencedora do chamamento público -, para construção e instalação da torre de telefonia por um período de 20 anos, de acordo com os aspectos técnicos para a cobertura do sinal.

As prefeituras precisarão construir e manter acesso para deslocamento até a torre. E devem empenhar esforços para a tramitação ágil e de aprovação, junto aos órgãos competentes, dos trâmites necessários, como licenciamento ambiental, emissão de alvarás de construção e aprovação nos conselhos que tenham órgão municipal.

Ao Governo caberá, posteriormente, realizar a seleção pública com as operadoras prestadoras de SMP para implementar o serviço nos novos distritos e localidades selecionados, além de intermediar e acompanhar a relação entre o município e a empresa selecionada.

Com informações da Assessoria de Imprensa

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.