Portal Caparaó - Delegada da Receita Federal diz agência vai melhorar atendimento
Geral

Delegada da Receita Federal diz agência vai melhorar atendimento

19/02/2009 - Atualizado em 27/02/2009 09h39

Pessoas de toda a região dependem do atendimento da agência da Receita Federal na cidade. Dezenas de contribuintes e contadores são obrigados a chegar de madrugada na porta da unidade para conseguir uma senha, que é distribuída às 9 horas. Apesar da insatisfação por causa do número reduzido de senhas, todos adiantam que o atendimento prestado pelos funcionários normalmente é positivo.

Maria Ângela admitiu que o gargalo provocado pelas senhas é o maior complicador em Manhuaçu. Ela explicou aos vereadores que o problema de venda de vagas na fila foi criado pelos contribuintes. “Encontraram pessoas que pagam pela vaga. Infelizmente, o contribuinte criou isso e sabemos que é por causa da falta de estrutura de atendimento que isso tudo surgiu”, reconheceu.

O número reduzido de servidores é apontado como a primeira dificuldade. Um deve retornar de licença em breve e já existe a previsão de concurso público para este ano. “Teremos mais pessoas atendendo”, afirmou.

A falta de funcionários foi agravada quando foram unidos o antigo SERPRO e a DATAPREV. “O serviço dobrou. Muitos funcionários do setor previdenciário preferiram ficar no INSS, onde já tinham uma carreira. Isso complicou bastante porque a Receita absorveu uma quantidade enorme de serviços da área previdenciária com um número restrito de pessoal para esta nova demanda”, detalhou. A delegada ressaltou que Manhuaçu ainda foi privilegiada, já que dois servidores do INSS passaram para a nova estrutura da Receita Federal do Brasil.

SENHAS

A meta da agência é ampliar o atendimento e combater a limitação de senhas. Muitas pessoas saem de suas cidades, chegam a Manhuaçu e voltam sem atendimento. Há um número limitado de atendimento por dia.

“As questões previdenciárias são mais complexas e demandam de mais atendimentos, alguns bastante demorados. Isso acaba gerando esse gargalo”, ressaltou.

A delegada ainda voltou a afirmar que contadores e contribuintes devem utilizar o agendamento virtual de senha pelo site da Receita Federal. “A tendência é a utilização cada vez maior dos meios digitais para agendamento, emissão de certidões e senhas eletrônicas. É um mecanismo que pode agilizar muitos procedimentos”, afirmou. A iniciativa de convidar a chefia da Receita Federal foi do vereador e presidente da Aciam, Toninho Gama. Além dos vereadores, participaram da reunião o vice-prefeito Adejair Barros, o presidente da CDL José Alves Aguiar e o juzi de direito Dr. Valteir José da Silva. Carlos Henrique Cruz - 19/02/09 - 17:55 - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.