Portal Caparaó - Energia fotovoltaica é destaque de economia em empreendimentos da região
Economia

Energia fotovoltaica é destaque de economia em empreendimentos da região

14/05/2020 - Atualizado em 15/05/2020 07h43

MATIPÓ (MG) - O sol nos aquece, nos ilumina e nos dá energia, e tem se tornado um grande aliado no que se trata de solução energética, por meio da energia solar fotovoltaica. Vários segmentos têm adotado essa energia como forma de economizar e também desenvolver um a visão de sustentabilidade. A energia solar fotovoltaica usa radiação solar como fonte geradora, o que a torna uma energia renovável e limpa.

A Almeida Engenharia, uma empresa que atua em todo segmento da elétrica, com foco em fontes renováveis, como a energia solar fotovoltaica, vem se destacando na região com projetos residenciais, comerciais e em empresas.

Recentemente, a Faculdade Univértix (Matipó) teve sua primeira instalação solar fotovoltaica no Hospital Veterinário, obtendo um resultado positivo, com redução da fatura de energia elétrica em torno de 95%. A partir daí, houve ampliação da usina para o campus do centro da cidade, com a instalação de 560 módulos fotovoltaicos.

Além dessa, a Almeida Engenharia conta com um vasto portifólio de instalações residenciais, comerciais e em propriedades de produtores rurais. É possível ver as demais instalações acessando o site da empresa, na aba Instalações (https://www.almeidaenge.com.br/instalacoes/).

Wilton Araújo de Almeida, engenheiro eletricista responsável pela Almeida Engenharia, explica como funciona a energia solar fotovoltaica: “Esses projetos, geralmente instalados nos telhados das casas, são chamados de micro usinas solares e em sua instalação mais comum são conectados à rede da concessionária, que é utilizada para armazenamento como um “banco de bateria”, onde a energia excedente é injetada na rede gerando crédito energético, podendo ser utilizada posteriormente ou em outra unidade consumidora. Os sistemas fotovoltaicos funcionam por meio de diversos componentes: os módulos fotovoltaicos, conhecidos pela população como placas solares ou painéis solares, que recebem toda a radiação solar incidente, os inversores que fazem a conversão da energia gerada pelo sol para mesmos parâmetros da energia fornecida pela concessionária, por fim, o cabeamento e as caixas com proteções, a string box.”

Wilton também explica porque a energia solar é uma opção positiva tanto para residências, como para empresas: “A alternativa da energia solar fotovoltaica tem sido adotada por muitas empresas de pequeno e médio porte, que se beneficiam do aumento dos incentivos governamentais de crédito para a adoção de tecnologias sustentáveis de geração de energia. A média de economia gerada por um sistema solar fotovoltaico é deaté 95%.” 

Além disso, outras vantagens devem ser consideradas na hora de se optar pela energia solar fotovoltaica, como a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. O sol é uma fonte renovável e inesgotável de energia, e a conversão da energia solar para a elétrica não produz impactos negativos, por não consumir combustíveis, não gerar resíduos, não fazer ruídos e não emitir gases.

 Outra vantagem é a praticidade, por serem colocadas na parte exterior, geralmente no telhado das edificações, a instalação de painéis fotovoltaicos não interfere na rotina de empresas e residências.

Para as empresas ainda tem a vantagem de ser um marketing “sustentável”, a instalação de painéis fotovoltaicos e geração de energia solar podem melhorar, e muito, a imagem do negócio. “Se apresentar como uma corporação empenhada em diminuir o impacto gerado por suas atividades, se preocupando com o bem-estar de seus funcionários, clientes e parceiros, pode consolidar e alavancar sua empresa, seja qual for o seu mercado de atuação. E ainda, como em residências, pode valorizar o imóvel”, destaca Wilton.

 

Almeida Engenharia: (31) 98308-3783

https://www.almeidaenge.com.br/

Instagram: @ea_almeidaenge

Facebook: https://www.facebook.com/almeidaenge/

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.