Portal Caparaó - Oportunidade: Cursos técnicos gratuitos em Manhuaçu
Geral

Oportunidade: Cursos técnicos gratuitos em Manhuaçu

27/02/2009 - Atualizado em 02/03/2009 06h29

A Secretaria de Educação de Minas Gerais oferece cursos técnicos gratuitos em diversas áreas dentro do Programa de Educação Profissional (PEP). Na região, Manhuaçu oferece vagas para cursos de Farmácia, Radiologia, Segurança do Trabalho, Estética, Informáticas e Redes de Computadores. As inscrições, somente via internet, terminam no dia 1º de março.

Haverá um exame de seleção dia 15/03/09, com provas de matemática e português, nível fundamental.

Podem se inscrever alunos do 2º e 3º  anos do Segundo Grau ou que já tenham completado o Ensino Médio. Estes cursos enriquecem o currículo de qualquer profissional, com ou sem curso superior, e o melhor, são gratuitos.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-7014255  ou pelo site clicando aqui.

O objetivo do PEP é atender à crescente demanda dos jovens mineiros por mais e melhores oportunidades de acesso à formação profissional técnica de nível médio gratuita. O programa teve início em 2008, e, este ano, totaliza a oferta de 89 mil vagas. A meta para os próximos anos é atingir 110 mil vagas.

VEJA OS CURSOS DISPONÍVEIS EM MANHUAÇU

 

TÉCNICO DE FARMÁCIA - 40 vagas à noite

Objetivo do curso: Realiza operações farmacotécnicas identificando e classificando os diferentes tipos de produtos e de formas farmacêuticas, sua composição e técnica de preparação. Auxilia na manipulação das diversas formas farmacêuticas alopáticas, fitoterápicas e homeopáticas, assim como de cosméticos, sob a supervisão do farmacêutico. Executa as rotinas de compra, armazenamento e dispensacão de produtos, além do controle e manutenção do estoque de produtos e matérias-primas farmacêuticos. Atende as prescrições médicas dos medicamentos e identifica as diversas vias de administração. Utiliza técnicas de atendimento ao cliente orientando-o sobre o uso correto e a conservação dos medicamentos.

TÉCNICO DE RADIOLOGIA - 40 vagas à noite

Realiza exames radiográficos convencionais. Processa filmes radiológicos, prepara soluções químicas e organiza da sala de processamento. Prepara o paciente e o ambiente para a realização de exames nos serviços de radiologia e diagnóstico por imagem, tais como: mamografia, hemodinâmica, tomografia computadorizada, densitometria óssea, ressonância magnética nuclear e ultrassonografia. Auxilia na realização de procedimentos de medicina nuclear e radioterapia. Acompanha a utilização de meios de contraste radiológicos, observando os princípios de proteção radiológica, avaliando reações adversas e agindo em situações de urgência, sob supervisão profissional pertinente.

TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO - 40 vagas à noite

Atua em ações prevencionistas nos processos produtivos com auxílio de métodos e técnicas de identificação, avaliação e medidas de controle de riscos ambientais de acordo com normas regulamentadoras e princípios de higiene e saúde do trabalho. Desenvolve ações educativas na área de saúde e segurança do trabalho. Orienta o uso de EPI e EPC. Coleta e organiza informações de saúde e de segurança no trabalho. Executa o PPRA. Investiga, analisa acidentes e recomenda medidas de prevenção e controle.

TÉCNICO DE ESTÉTICA - 30 vagas de manhã

Trata do embelezamento, promoção, proteção, manutenção e recuperação estética da pele. Seleciona e aplica procedimentos e recursos estéticos utilizando produtos cosméticos, técnicas e equipamentos específicos, de acordo com as características e necessidades do cliente. Utiliza técnicas de atendimento ao cliente orientando-o sobre ações de proteção à saúde cutânea.

TÉCNICO DE INFORMÁTICA - 40 vagas de manhã e 40 à noite

Desenvolve programas de computador, seguindo as especificações e paradigmas da lógica de programação e das linguagens de programação. Utiliza ambientes de desenvolvimentos de sistemas, sistemas operacionais e banco de dados. Realiza testes de software, mantendo registro que possibilitem análises e refinamento dos resultados. Executa manutenção de programas de computadores implantados.

TÉCNICO DE INFORMÁTICA - REDES DE COMPUTADORES - 30 vagas de manhã e 30 à noite

É o responsável pelo desenvolvimento de soluções em termos de infra-estrutura de comunicação. Concebe, otimiza, desenvolve, audita, dá suporte, mantém e administra os sistemas em redes locais de computadores.

Com informações de José Weber - Portal Manhumirim - 27/02/09 - 09:36

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.