Portal Caparaó - Apac de Manhuaçu produz mais 14 mil máscaras de proteção ao novo coronavírus
Geral

Apac de Manhuaçu produz mais 14 mil máscaras de proteção ao novo coronavírus

26/05/2020 - Atualizado em 27/05/2020 09h09

MANHUAÇU (MG) - A Apac (Associação de Proteção e Assistência ao Condenado) de Manhuaçu entregou mais 14.500 máscaras para prevenção ao novo coronavírus. No total, serão 24 mil produziadas em parceria com o Instituto Minas Pela Paz, SESC, Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e Federação Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC).

O projeto começou com a parceria em Manhuaçu com a entrega de máscaras para órgãos e entidades locais. A partir dessa mobilização, houve a parceria com o Instituto Minas Pela Paz para o aumento do projeto.

Segundo a presidente da Associação, Dra. Denise Rodrigues, essa ação solidária é uma forma de os recuperandos contribuírem com a sociedade, reafirmando, ainda, o compromisso da entidade no combate ao coronavírus e à promoção do cuidado com os mais necessitados.

A fabricação das máscaras segue as orientações do Ministério da Saúde: TNT dobrado e elásticos na ponta; uso individual e intransferível; vida útil de duas horas, podendo ser lavada com água sanitária ou sabão para ser reaproveitada.

PARCERIA

O Gerente de Projetos do Instituto Minas Pela Paz, Enéas Alessandro da Silva Melo, conta que a entidade é parceira da APAC de Manhuaçu colaborando para esse trabalho diferenciado feito na cidade e que é referência para outras APACs a nível nacional e até para o Instituto, pois sempre se esforçam ao máximo para contribuir para a ressocialização dos recuperandos que cumprem pena na cidade.

“O Instituto trabalha na mobilização dos parceiros para qualificação profissional dos recuperandos, fortalecimento das unidades produtivas das APACs, o que é interessante para que o recuperando possa praticar um ofício e gerar renda para ele e para a APAC, que busca manter uma diversidade de ações em prol do recuperando, da família dele e até para reverter para a comunidade”, detalhou.

O Instituto Minas pela Paz e o SESC identificaram o potencial do trabalho que estava sendo iniciado em Manhuaçu e, principalmente, a perspectiva de continuar um projeto com oficina de costura para atender diversas demandas e parcerias. O Sesc disponibilizou o maquinário e forneceu alguns insumos para produção de 24.000 máscaras.

A iniciativa conta com a parceria da FBAC e do TJMG, representando na cidade pelo Juiz Dr. Alexandre de Almeida Rocha, que é um apoiador dos trabalhos da APAC. “O acordo é que 14.500 máscaras fossem destinadas ao SESC para distribuição em suas unidades e junto a parceiros. O SESC Venda Nova em Belo Horizonte, por exemplo, está abrigando moradores de rua. O restante, as outras 9.500 máscaras ficam com a APAC de Manhuaçu para a utilização na unidade e nas parcerias que ela mantém, além da possibilidade de comercialização”, destaca Enéas Alessandro.

Desde o início da pandemia, a APAC de Manhuaçu tem feito doações e repasses para parceiros locais.

Carlos Henrique Cruz - Portal Caparaó - carlos@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.