Portal Caparaó - Polícia de Meio Ambiente apreende carga de carvão em Conceição de Ipanema
Segurança

Polícia de Meio Ambiente apreende carga de carvão em Conceição de Ipanema

02/06/2020

CONCEIÇÃO DE IPANEMA (MG) - Durante a manhã de domingo, 51/05, uma equipe da Polícia Militar de Meio Ambiente, realizando patrulhamento na zona rural de Conceição do Ipanema abordou um caminhão baú e após vistoriarem a cabine e fiscalizar os documentos, questionaram ao condutor sobre a carga tendo o motorista afirmado que era carvão vegetal de floresta plantada.

Ao verificarem da carga, foi constatado o transporte de 14 m³ de carvão vegetal de floresta plantada essência exótica (eucalipto), contudo o condutor não possuía os documentos obrigatórios para o transporte do carvão (nota fiscal e GCA eletrônica).

Diante dos fatos o cidadão foi preso em flagrante delito, bem como teve apreendido o caminhão e a carga de carvão. Ainda foi confeccionado o Auto de Infração no valor de R$ 9.279,00.

O Comandante do 3º Pelotão de Polícia Militar de Meio Ambiente em Manhuaçu, Tenente Rodrigues, afirmou que vender, ter em depósito, transportar ou guardar madeira, lenha, carvão e outros produtos de origem vegetal, sem licença válida para todo o tempo da viagem ou do armazenamento, outorgada pela autoridade competente é crime previsto na Lei 9605/98 e ainda infração administrativa prevista no Decreto Estadual 47.383/18 e Lei Estadual 20.922/13.

Quanto a essa prática e outras mais contra o meio ambiente, o Tenente Rodrigues ressalta que a comunidade pode contribuir através de denúncias anônimas feitas ao disque denúncia pelo telefone 181. O sigilo é garantido.

Carlos Henrique Cruz - Redação do Portal Caparaó

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.