Portal Caparaó - Restrições: Comitê Covid-19 adota medidas de distanciamento social ampliado em Manhuaçu
Economia

Restrições: Comitê Covid-19 adota medidas de distanciamento social ampliado em Manhuaçu

22/06/2020 - Atualizado em 24/06/2020 07h51

MANHUAÇU (MG) - Manhuaçu irá voltar ao sistema de “Distanciamento Social Ampliado” – uma medida anterior ao chamado lockdown. Ou seja, serão permitidos o funcionamento dos serviços essenciais. Basicamente, voltaremos às regras do decreto 379 em que somente farmácias, supermercados, açougues, postos de combustíveis e alguns setores fundamentais estavam funcionando.

Conforme a divulgação do resultado da reunião do Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 em Manhuaçu, no final da tarde, serão adotadas normas mais restritivas em relação às atuais, mas não haverá lockdown (bloqueio total) neste momento.

O novo decreto ainda não foi divulgado e as mudanças só passam a valer quando estiver no Diário Oficial do Município, mas o decreto 379 previa (no final de março) que só podem funcionar os seguintes locais:

I – indústria de fármacos, farmácias e drogarias;

II – fabricação, montagem e distribuição de materiais clínicos e hospitalares;

III – hipermercados, supermercados, mercados, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, padarias, quitandas, centros de abastecimento de alimentos, lojas de conveniência e de alimentos para animais;

IV – produção, distribuição e comercialização de combustíveis e derivados;

V – distribuidoras de gás, bebidas, água mineral e embalagens;

VI – oficinas mecânicas, borracharias e auto peças;

VII – restaurantes em pontos ou postos de paradas nas rodovias;

VIII – agências bancárias e similares;

IX – cadeia industrial de alimentos;

X – atividades agrossilvopastoris e agroindustriais;

XI – serviço relacionados à tecnologia da informação e de processamento de dados, tais como gestão, desenvolvimento, suporte e manutenção de hardware, software, hospedagem e conectividade;

XII – construção civil;

XIII – setores industriais;

XIV - clínicas veterinárias e pet shops;

XV - laboratórios de análises clínicas em geral

DISTANCIAMENTO SOCIAL AMPLIADO

O distanciamento social ampliado é aquele que vale para todos. Independente de idade, profissão ou de ser ou não grupo de risco, os mais diversos setores da sociedade devem permanecer em casa pelo tempo determinado pelo Governo.

Nesse caso, permanecem fechadas as escolas, faculdades, eventos e competições canceladas, empresas devem implementar o teletrabalho, etc. Apenas atividades essenciais podem ser mantidas.

Você provavelmente reconhece bem esse cenário, afinal, esta foi a medida adotada pelo Brasil e por Manhuaçu no início da pandemia de Coronavírus, com objetivo de reduzir a velocidade de propagação da doença e prevenir o colapso do sistema de saúde.

O lockdown é o bloqueio total, com policiamento fechando as ruas, e restrições em geral para circulação. O distanciamento social seletivo é aquele que apenas determinados grupos (como idosos e grupos de risco) não podem sair.

ESTRUTURA NO LIMITE

Conforme a Secretária de Saúde de Manhuaçu, Karina Gama, a reunião do comitê foi convocada para discutir os números de casos e a estrutura de saúde disponível.

“Foi definido pela maioria que iremos fechar. É uma medida dura e a maioria entendeu que é necessária. Alcançamos o limite de pacientes na UTI. Temos profissionais de saúde contaminados e afastados. Então até a mão de obra está reduzida”, ponderou Karina Gama.

A secretária explicou que houve a contratação de mais profissionais e compras de medicamentos e outros insumos. “A nossa expectativa é que o fechamento permita que consigamos voltar a um cenário de maior controle”.

O Diretor Técnico do Hospital César Leite, Dr. Luiz Cláudio, explicou que a unidade hospitalar voltada para Covid-19 está com 100% de ocupação dos leitos.

“O hospital tem trabalhado de forma incansável para garantir o atendimento à população. Atingimos a lotação dos dez leitos de UTI e onze leitos de enfermaria. Estamos trabalhando com o Estado para ampliar a unidade e agora ele sinalizou com equipamentos e o credenciamento dos leitos. É um momento triste, pois não temos leito na CTI Covid-19. É preciso segurar, senão iremos nos arrepender depois de não ter tomado”, destacou.

O médico admite que não é uma medida que agradará a todos, mas necessária. “Sei que muitos não irão concordar com o que falo, estou dentro do hospital e vivencio a doença, sou o gestor técnico do HCL e, em cima do hospital, está toda a população de Manhuaçu e região. Fazendo uma análise do que a gente vê nas ruas a população está abusando da liberdade de ir e vir, não está fazendo a sua parte e nem o isolamento social. Isso tem gerado maior contaminação. Se não colocarmos um freio social agora, daqui a quinze dias nós vamos estar chorando por não ter um local, quem sabe, para colocar um paciente, até um familiar da pessoa, por não ter leito”.

A Prefeita de Manhuaçu, Cici Magalhães, também destacou que a cidade está no limite e ponderou que a vida humana é prioridade. “Decidimos paralisar as atividades do comércio não essencial. Pedimos a colaboração da população e que os comerciantes compreendam. Vocês não imaginam como é estar no meu lugar nesse momento. A gente tem que ter um equilíbrio, uma coragem muito grande para tomar essas decisões, mas o que está em questão é salvar a vida humana”.

Cici Magalhães chamou a atenção de que o cenário em Manhuaçu é alarmante, com muitas pessoas desrespeitando as regras atuais. “Não estamos aqui para trazer terror. Infelizmente, a nossa população não está tendo disciplina, muita gente sem máscaras, lojas lotadas, comércio todo aberto. Esse é o meu papel. Essa é a minha responsabilidade e vou com ela até o final”.

NÚMEROS

A alta dos considerável dos casos de covid-19 em Manhuaçu nos últimos dias obrigou ao município tomar medidas drásticas e urgentes para evitar colapso da rede de saúde pública em Manhuaçu.

Diante do cenário atual, o Hospital César Leite, referência em atendimento Covid na região conta com 10 leitos de UTI e 23 leitos de enfermaria, sendo destes, até o início da noite do dia 22 de junho, 100% dos leitos de UTI ocupados e 11 da enfermaria.

Já na Unidade de Apoio Respiratório estão passando atualmente cerca de 40 pacientes por dia e isto acendeu uma luz vermelha no sistema de saúde em Manhuaçu.

Carlos Henrique Cruz - Redação do Portal Caparaó - carlos@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.