Portal Caparaó - Coocafé realiza visita guiada virtual para alunos do Centro Universitário Unifacig
Agronégocios

Coocafé realiza visita guiada virtual para alunos do Centro Universitário Unifacig

24/06/2020 - Atualizado em 25/06/2020 16h05

LAJINHA (MG) - A Coocafé sempre recebeu diversas visitas em sua estrutura física, seja de parceiros comerciais, produtores, cooperados, alunos ou compradores de café internacionais.  Com um roteiro prévio, a visita basicamente consiste em uma apresentação institucional realizada pela diretoria ou por colaborador indicado e na sequência tour pelos armazéns e laboratório. Devido à pandemia, ficou inviável receber um número maior que cinco pessoas por questões de segurança e preservação da saúde, conforme protocolos estabelecidos pelo Comitê da Coocafé. No entanto, para manter esse trabalho, a cooperativa mais uma vez inovou e realizou na última semana uma visita guiada virtual.

A Coocafé recebeu o coordenador do curso de Marketing do Centro Universitário UniFacig, Reginaldo Adriano, acompanhado de dois colaboradores e dois alunos, representando os cursos de marketing e ciências contábeis. Durante o roteiro, todos seguiram os protocolos de saúde e segurança. A visita foi filmada para ser apresentada aos demais alunos posteriormente. Ou seja, se não fosse a pandemia do coronavírus, a cooperativa receberia cerca de 110 alunos para conhecerem a estrutura de armazenagem, os processos de embarque e desembarque dos cafés e a gestão cooperativista.

O gerente de marketing da Coocafé, Luiz Gustavo Leite, apresentou a parte institucional da cooperativa e esclareceu as possíveis dúvidas dos alunos. O tour pelo armazém foi coordenado pelo gerente de operações, Jonas Palermo. O laboratório de classificação também foi visitado e o Q-grader da Coocafé, Silas Carlos, explicou o processo desde o recebimento das amostras até o resultado e comercialização dos cafés dos cooperados.

Em conversa com a assessoria da cooperativa, o professor Reginaldo disse que “o objetivo é mostrar para os alunos da UniFacig a questão prática de tudo que eles aprendem na  teoria das organizações no que refere tanto na parte gerencial de uma cooperativa quanto no processo de produção, armazenagem e prova de café. Conseguimos ver, durante a apresentação institucional, a importância do cooperativismo para nossa região e percebemos como uma boa gestão faz a diferença em qualquer tipo de organização; e principalmente no cooperativismo”.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.