Portal Caparaó - Polícia Civil recebe sistema de vistoria eletrônica em Manhuaçu
Geral

Polícia Civil recebe sistema de vistoria eletrônica em Manhuaçu

08/07/2020 - Atualizado em 09/07/2020 09h38

MANHUAÇU (MG) - Inicia na próxima quinzena de julho a implantação da Vistoria Eletrônica para veículos a serem emplacados na Circunscrição de Trânsito  - CIRETRAN – da Polícia Civil em Manhuaçu. A inovação faz parte das medidas de modernização dos serviços prestados pela instituição em Manhuaçu.

Em funcionamento em Belo Horizonte desde o segundo semestre de 2019, o Sistema de Vistoria Eletrônica do DETRAN-MG vem se mostrando uma ferramenta a mais para garantir transparência, segurança e rapidez nos processos de registros e transferências de veículos em Minas Gerais. Após período de emprego no DETRAN Gameleira em BH, a novidade chega a Manhuaçu já nas próximas semanas.

“É mais uma ferramenta para otimização dos recursos humanos e materiais da Polícia Civil em Manhuaçu, com a garantia de melhora no serviço prestação ao cidadão. Com o novo sistema, legalizar um veículo adulterado ficará extremamente difícil.  Com isso, mais seguro será comprar um veículo aqui emplacado, pois a todo momento poderemos consultar, auditar, vistorias anteriores e as comparar com a situação atual do veículo. É uma melhoria de serviço prestado pela PCMG em Manhuaçu. Após implantar e adequar o sistema ao correto funcionamento local, iremos o expandir as nossas 24 cidades circunvizinhas”. Garante o Delegado Regional de Polícia em Manhuaçu, Carlos Roberto Souza da Silva.

 “Antes, para a identificação veicular era necessário extrair o decalque das marcações de chassi e motor com uso de papel e lápis. No processo eletrônico, a avaliação é feita por meio de um aplicativo de celular com controle de localização, onde o vistoriador inclui fotos e dados da identificação do veículo. As imagens e informações captadas são enviadas para o banco de dados do Detran-MG, com validação automática e laudo de vistoria imediato”, esclarece o Delegado Rafael Alexandre de Faria, chefe da Divisão de Registro de Veículos (DRV).

O armazenamento das informações por meio digital permite que todo o processo de vistoria de identificação veicular seja monitorado e auditado. Com os laudos eletrônicos será possível identificar alterações nas principais características do veículo e verificar adulteração de quilometragem, de chassi e de motor, evitando fraudes e oferecendo mais segurança ao usuário sobre a procedência do veículo.

 “Esse é mais um passo que estamos dando na transformação digital do governo. Além de automatizar processos no Detran, o sistema vai beneficiar principalmente o cidadão, que ganhará em agilidade e praticidade no momento em que precisar  vistoriar seu veículo”, afirma Rodrigo Paiva, diretor-presidente da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), empresa responsável pelo desenvolvimento do sistema.

Posteriormente, o novo sistema permitirá que o cidadão consulte, através da internet, os laudos de vistoria dos veículos de sua propriedade, proporcionando mais acessibilidade e transparência sobre as informações do serviço prestado.

A Polícia Civil de Minas Gerais, juntamente com seus órgãos do DETRAN e Instituto de Identificação, é a segunda instituição do Estado em volume de serviços prestados ao mineiro e vem buscando soluções para ampliar e melhorar o atendimento prestado.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.