Portal Caparaó - Homem é preso em Reduto com pássaros irregulares em cativeiro
Segurança

Homem é preso em Reduto com pássaros irregulares em cativeiro

09/07/2020 - Atualizado em 09/07/2020 13h17

REDUTO (MG) - Em Reduto, Polícia Militar de Meio Ambiente prende homem de 52 anos que mantinha de forma ilegal pássaros da fauna silvestre em sua casa. Ocorrência foi nesta quarta-feira, 08/07.

Durante realização de operação de combate à caça e captura de animais silvestres na zona rural do município de Reduto, a equipe do 3º Pelotão de Polícia Militar de Meio Ambiente compareceu à residência de um cidadão de 52 anos. Havia sete pássaros da fauna silvestre mantidos em cativeiro de forma irregular, sendo 1 Azulão, 1 papa-capim e cinco Trinca-ferro.

Os militares, durante a fiscalização do plantel, constataram que o cidadão, apesar de ser registrado como criador amador, mantinha em cativeiro espécimes da fauna silvestre nativa sem a devida permissão, licença ou autorização do órgão ambiental competente. Ele também extraviou espécimes da fauna de que detinha a guarda, deixando de mantê-las nos locais declarados e mantinha cativas aves portando sistemas de marcação irregulares.

Por ter em cativeiro espécimes da fauna silvestre sem a devida permissão, o cidadão infrator foi preso responderá pela infração penal. Já pelas infrações administrativas foi aplicada multa no valor de R$ 21.712,86. Foram suspensas suas atividades de criador amador. Os pássaros e gaiolas foram destinados a Delegacia de Polícia Civil de Manhuaçu.

O Tenente Nazareno Rodrigues, comandante do 3º Pelotão de Polícia Militar de Meio ambiente, esclareceu que a ação se deu após recebimento de denúncia anônima. “Esse instrumento disponível para a comunidade é uma ferramenta importantíssima no combate à criminalidade e aos infratores ambientais. Afirmou também que a Polícia Militar de Meio Ambiente checa todas as informações e denúncias. Aquele que conhece alguma irregularidade pode informar a Polícia através do disque denúncia pelo telefone 181  e confiar que não será identificado e que a denúncia será averiguada e providencias nos casos de ilegalidade serão tomadas”.

Redação do Portal Caparaó

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.