Portal Caparaó - Ponte entre Reduto e Manhumirim está liberada para veículos de passeio
Geral

Ponte entre Reduto e Manhumirim está liberada para veículos de passeio

13/07/2020

REDUTO (MG) - Manhumirim e municípios vizinhos buscaram diálogo com o DER para resolver definitivamente o trânsito da “Ponte dos Gama”, no KM-92 da MG-111, para veículos leves. O local foi reaberto na quinta-feira, 09/07, para veículos de passeio.

A ponte, entre Manhumirim e Reduto, é de responsabilidade do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagens, DEER/MG, mas a obra, que vai permitir que o tráfego volte à normalidade, ainda não tem data certa para acontecer.

Os prefeitos e vereadores dos municípios de Alto Caparaó, Alto Jequitibá, Reduto e Martins Soares se reuniram em Manhumirim para buscar uma providência.

Com autorização do DEER foram instaladas novas manilhas com concreto, utilizando recursos próprios, para impedir que veículos pesados passem na ponte, liberando novamente o tráfego para veículos leves nesta quinta-feira (9/07).

Os municípios conversaram sobre a possibilidade de fazer, também, um desvio perto da ponte para veículos pesados.

As administrações municipais e as Câmara de Vereadores solicitaram a reforma desta ponte ao DEER e à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade para a liberação da passagem de veículos pesados o mais rápido possível.

O trecho da MG-111 é o mais curto em Manhumirim e Reduto. É uma ponte de grande movimentação que permite o acesso à BR-262, interliga armazéns de café, serve para escoar a produção, é caminho de várias linhas de ônibus comerciais, escolares e veículos que transportam alunos para as faculdades nos municípios de Reduto, Manhuaçu e Matipó, além do grande fluxo de veículos de pequeno porte.

OFÍCIOS

Em resposta a ofícios da Câmara de Manhumirim, informou a 29ª unidade do DER, a ponte precisou ser interditada em decorrência das chuvas fortes no início de 2020, que esmagou a cabeça de um dos seus pilares. Mas a interdição, feita a partir do dia 22 de fevereiro, foi parcial, para veículos pesados, podendo continuar o tráfego para os veículos leves.

Logo após o DER fez sondagens na ponte para subsidiar projeto de reforço que é necessário para restabelecer sua capacidade de carga e a execução deste projeto de reforço está sob a responsabilidade da Diretoria de Projetos de Engenharia Rodoviária do DER/MG.

Para tal será preciso fazer licitação para implantar os serviços e após o início dos trabalhos o prazo para conclusão da obra tem previsão para 6 meses. Isto quer dizer que o tráfego para veículos pesados na ponte só será possível para 2021.

Com informações da Câmara de Manhumirim e de José Carlos Lovantino

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.