Portal Caparaó - COVID-19: Comerciantes fazem protesto e querem diálogo para retomada da economia
Economia

COVID-19: Comerciantes fazem protesto e querem diálogo para retomada da economia

16/07/2020 - Atualizado em 17/07/2020 10h41

MANHUAÇU (MG) - A discussão sobre o funcionamento dos comércios em Manhuaçu segue em alta na cidade. Nesta quarta-feira, comerciantes utilizaram cartazes e banners em lojas fechadas para protestar pelo que chamam de “luto” do setor empresarial. O grupo defende o diálogo e a retomada da economia com a adoção de medidas de segurança contra a disseminação do novo coronavírus.

Fonte de renda de grande parte da mão de obra formal de Manhuaçu, os setores de comércio e serviços sabem o quão importante é a reabertura das atividades empresariais para os cidadãos de centenas de famílias, além da arrecadação municipal. Mas, apesar disso, a Prefeitura de Manhuaçu e o comitê de enfrentamento à Covid-19 mantêm em funcionamento, por mais uma semana, apenas os serviços essenciais.

O grupo de comerciantes de Manhuaçu, reunidos por redes sociais, sabe da importância da adoção das medidas de prevenção, controle e combate ao coronavírus. Não por acaso, desde o início da pandemia, tem divulgado massivamente as medidas indispensáveis ao correto funcionamento do setor terciário neste período. Mas, para os comerciantes, o momento exige não só união pela saúde da população, mas também pela reativação das atividades empresariais, dois pilares para a recuperação da economia e manutenção do emprego.

Os comerciantes alegam que estão seguindo todas as orientações sanitárias e que, dentro dos estabelecimentos, não tem aglomeração. Outro argumento é que, mesmo com o comércio fechado esse longo período, os números continuam subindo.

SUGESTÕES

Entre as propostas levantadas nos últimos dias, o grupo de comerciantes defende sugestões como um plano de rodízio e alternativas para tentar minimizar o impacto que estão sofrendo. Ao mesmo tempo, pedem que haja paridade de partes no comitê que toma as decisões, já que a maioria dos integrantes representa os setores de saúde.

O arrocho principal é que o comércio está fechando as portas devido a esse cenário que se arrasta desde março. Pesquisa do Sebrae indica que muitas empresas fecharam e outras só têm fluxo de caixa para manter suas obrigações por dois meses.

Outro ponto questionado pelos comerciantes é que algumas cidades vizinhas estão com o comércio operando normalmente e sobrecarregando o sistema de saúde regional.

O grupo entende ser necessária a construção de um plano para que as empresas possam retomar suas atividades com segurança, salvando milhares de empregos e mantendo as orientações de prevenção, distanciamento e isolamento.

O protesto do setor é para chamar a atenção do impacto que estão sendo alvo e que é preciso diálogo entre a prefeitura e os setores empresariais para que, juntas, possam unir forças, analisar dados, reunir propostas e viabilizar com cautela e segurança a retomada da flexibilização do comércio, sem perder o controle em relação ao avanço do coronavírus.

Redação do Portal Caparaó - contato@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.