Portal Caparaó - Colégio Tiradentes comemora 44 anos em Manhuaçu
Geral

Colégio Tiradentes comemora 44 anos em Manhuaçu

09/03/2009 - Atualizado em 11/03/2009 15h32

O Colégio Tiradentes da Polícia Militar comemorou 44 anos de existência em Manhuaçu, na sexta-feira, 6. A solenidade comemorou o excelente desempenho dos alunos e a condição de destaque de um dos mais tradicionais estabelecimentos de ensino de toda a região. Além da comemoração, a data festiva marcou a posse da diretoria para o biênio 2009-2010.

A diretora pedagógica Valéria de Aquino Xavier continua à frente da escola e agora tem como vice, a supervisora Simone Cotta Gomes Sotte. A posse foi o primeiro momento da solenidade promovida com apoio do 11º Batalhão de Polícia Militar.

Com a participação dos alunos, a cerimônia foi marcada por uma emocionante homenagem aos funcionários mais antigos da escola. Professores que trabalham há mais de 26 anos no educandário e os ex-diretores. Uma missa em ação de graças foi realizada na Matriz de São Lourenço e um culto será realizado na sede do colégio.

HISTÓRIA

O Colégio Tiradentes foi criado no estado de Minas Gerais em 1949, a partir do idealismo e esforço de alguns oficiais da Polícia Militar com o objetivo de oferecer educação escolar aos policiais militares e seus dependentes.

A unidade de Manhuaçu, foi criado pelo então Comandante do 11° BPM, Major Luiz Nunes Neto, em dezembro de 1964. Foi designado como primeiro Diretor o Dr. Ary Nogueira da Gama e para as atividades de secretário o Capitão Fábio do Patrocínio. Em fevereiro de 1965 foi realizado o primeiro exame de seleção e as aulas tiveram início em março.

Funcionou inicialmente em prédio cedido pela Educadora Sociedade Anônima (ESA), tendo sido a benção das instalações feitas pelo Padre Antônio Miranda, atual Bispo de Lorena, no Estado de São Paulo. A aula inaugural foi proferida pelo Major José Ribeiro do Vale. Em 1965, o CTPM funcionou com três primeiras séries diurnas, duas primeiras séries noturnas e um científico também noturno.

Em abril de 1967, foi instalado no prédio que ocupa hoje. A sede foi construída por militares, que mesmo não tendo instalação próprias,  não mediram esforços para dotar a cidade de Manhuaçu de um colégio com Instalações funcionais. O batalhão só foi inaugurado quatro anos depois.

Ao longo de todos esses anos, o Colégio Tiradentes se consolidou como uma das grande escolas de Manhuaçu. Ele se tornou uma referência regional. A procura por vagas é intensa, graças à qualidade do ensino oferecido.

“Sentimos muito orgulho do nosso Colégio Tiradentes e esperamos, na condição de Diretor Administrativo da escola, envidar todos os esforços para que mantenha sua trajetória de sucesso”, afirmou o Tenente-coronel Ney de Castro, comandante do 11º BPM.

A Diretora Pedagógica do Colégio, Professora Valéria de Aquino afirma que é uma satisfação enorme estar à frente do Colégio. “Para o biênio 2009/2010, esperamos continuar nossa trajetória de sucesso. Vários alunos da escola foram aprovados em diversos concursos e vestibulares faculdades particulares e em universidades públicas. Todo este êxito, sem dúvidas, deve ser creditado a equipe de funcionários e professores do Colégio que se dedicam com amor e profissionalismo na difícil arte de educar”, conclui a diretora.

CULTURA E ESPORTE

O Colégio Tiradentes organiza periodicamente torneios esportivos internos para incentivar os alunos à prática de esportes diversos e com sua estrutura oferece cinco modalidades diferentes.

O colégio dispõe de Ginásio Poliesportivo Coberto para a prática de diversas modalidades esportivas e ainda utiliza, em complementação, o complexo desportivo do 11º BPM, com piscina, quadra poliesportiva, campo de futebol e quadras de peteca.

Além dos torneios internos, o Colégio Tiradentes também participa de torneios externos organizados em Manhuaçu e região, sempre com alunos extremamente preparados e conseguindo as melhores posições no ranking regional.

Ainda funciona na escola o Programa Flautistas do Futuro, desenvolvido pela Banda de Música do 11º BPM que ensina aos alunos tocar flauta, além de conceitos sobre música.

Assessoria de Comunicação Organizacional - 09/03/09 - 22:55 - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.