Portal Caparaó - Sicoob Credilivre realiza Assembleia Geral on-line
Agronégocios

Sicoob Credilivre realiza Assembleia Geral on-line

28/07/2020 - Atualizado em 29/07/2020 08h50

MANHUAÇU (MG) - Muitos associados acompanharam a primeira Assembleia Geral Ordinária do Sicoob Credilivre realizada de forma virtual, através do aplicativo MOOB. O evento aconteceu na manhã do 22 de julho e foi transmitido do Auditório Nayme José de Salles, na sede Administrativa do Sicoob Credilivre, no centro de Manhuaçu, onde, devido à pandemia do novo Coronavirus, o acesso ao auditório foi restrito à apenas a membros do Conselho de Administração e Fiscal, Diretoria Executiva do Sicoob Credilivre, funcionários de apoio e cerca de 30 associados; e outros mais de 100 associados acompanharam  e participaram da AGE-AGO, on-line, pelo aplicativo.

Na primeira parte da Assembleia foram apresentados o relatório de administração e o balancete relativo ao ano de 2019, que mesmo atravessando um ano de crise financeira com retração do mercado e o de café com preços, o Sicoob Credilivre apresentou um bom resultado positivo, demonstrando a força do cooperativismo e a confiança dos associados.

A Assembleia Extraordinária trouxe ajustes no Estatuto Social da cooperativa para fins de adequações do endereço da sede, admissão de associados residentes em todo o território nacional, além do resgate após desligamento, em até 30 dias, para associados com até determinado valor integralizado.

“Diante do desafio da pandemia, nos vimos obrigados a cumprir as regras de distanciamento social e prorrogar a data de nossa Assembleia Geral anual que, por determinação do Banco Central, terá de ser realizada até dia 31 de julho de 2020. Sendo assim, pela primeira vez na história de nossa Cooperativa, com o uso da tecnologia inovando a serviço do Cooperativismo: A Assembleia 2020 foi transmitida de forma 100% on-line, cumprindo assim o nosso compromisso com os cooperados e, ao mesmo tempo, as regras necessárias de prevenção ao COVID-19”, explicou o Presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credilivre.

Transparência e Compromisso Social

Na Assembleia os associados foram informados os números da cooperativa, que mesmo perante a crise apresentou um resultado positivo e das sobras, mais de Dois Milhões de reais serão revertidos em créditos na conta dos associados.

“Nada mais justo do que dividir essa sobra com os nossos associados, na forma de crédito em conta corrente, de acordo com a participação de cada associado na cooperativa”, explicou Sebastião de Lourdes.

Em 31 de dezembro de 2019, o Sicoob Credilivre possuía um ativo superior a 495 milhões de reais, porém em 15/07/2020 esses números ultrapassam os 705 milhões, tudo isso fruto de trabalho sério, transparente e com o foco voltado para o associado.

Na oportunidade os presentes foram informados de algumas ações sociais do Sicoob Credilivre, entre elas o sorteio das bolsas de estudos entre os associados de todas as agências do Sicoob Credilivre e seus dependentes. “Já publicamos a abertura das inscrições e o associado interessado pode procurar o seu gerente e fazer a inscrição ou através do nosso site. O sorteio será realizado no dia 07/08/2020.”, comenta o Presidente do Conselho de Administração.

Outra ação da Cooperativa que contou também com a participação dos associados foi a arrecadação de recursos para as casas de repousos de idoso, conhecidos popularmente como asilos. “Já arrecadamos mais de 51 mil reais, que serão distribuídos para as instituições da região, previamente cadastradas aqui conosco. E tudo isso é resultado de trabalho cooperativo demonstrando a confiança de nossos associados, a nós depositada”, finaliza.

Ao final da Assembleia, os associados presentes e os que acompanhavam pelo aplicativo, aprovaram as propostas apresentadas em plenário.

Jailton Pereira | Portal Caparaó

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.