Portal Caparaó - CMS se reúne virtualmente: Combate a Covid-19 e obras são destaques
Geral

CMS se reúne virtualmente: Combate a Covid-19 e obras são destaques

02/08/2020 - Atualizado em 03/08/2020 08h38

MANHUAÇU (MG) - Conselheiros de saúde de Manhuaçu participaram de mais uma reunião virtual (online) por conta da pandemia do novo coronavírus. A exemplo do mês passado, também em julho, o encontro dos conselheiros teve este formato por medidas de segurança na última quinta-feira, 30/07. Presentes na sala do Conselho Municipal de Saúde (CMS) o presidente Sebastião Adão de Andrade, a secretária de Saúde e do CMS, Karina Gama dos Santos Sales e a secretária do conselho, Suelen.  O início teve a confirmação do quórum com a confirmação da presença dos conselheiros e em seguida a leitura e aprovação da pauta da reunião de junho.

A secretária de Saúde Karina Gama apresentou relatório das obras que estão sendo concluídas pela gestão da Secretaria de Saúde e Prefeitura de Manhuaçu, citando o primeiro e segundo pavimentos do prédio onde funcionará o Centro Administrativo da secretaria, anexo ao prédio atual no bairro Todos os Santos. O prazo final para conclusão do restante da obra é dia 31 de agosto de 2020. A entrega oficial será dia 07/08, bem como será entregue também a construção da UBS de Vilanova (modelo tipo 2), edificada com recursos federais. Karina Gama também destacou a reforma da UBS de São Sebastião de Sacramento com ordem de serviço assinada e retomada da obra do posto de apoio do distrito de Palmeiras, paralisada há muito anos. 

Covid-19

Também foram informados todos os andamentos dados ao combate ao novo coronavírus em Manhuaçu, relatando a aplicação dos recursos recebidos para esta finalidade. Karina Gama esclareceu sobre os leitos disponíveis, a atuação do Hospital César Leite e a liberação de medicamentos autorizados pelo Ministério de Saúde que são prescritos conforme decisão dos médicos responsáveis. Ao final desta explanação, Karina Gama informou sobre a composição e reuniões do Comitê de Enfrentamento a Covid-19 em Manhuaçu, indicando ser muito importante que o conselho tenha uma representação no mesmo. Alguns conselheiros se manifestaram favoráveis e deixaram seus nomes à disposição da presidência do CMS.

Recursos para Vigilância Sanitária

A secretária de Saúde Karina Gama informou aos conselheiros sobre recursos liberados para Vigilância Sanitária (VISA) de Manhuaçu a partir da Resolução 69/06, de 13/11/19. Os recursos serão aplicados em mais fiscais para o setor e na aquisição de equipamentos de segurança (EPIs), faixas e material educativo variado, além de custeio das ações da VISA.

Assessoria de Imprensa do CMS Manhuaçu

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.