Portal Caparaó - CBH Manhuaçu promove primeira reunião virtual
Geral

CBH Manhuaçu promove primeira reunião virtual

04/08/2020 - Atualizado em 04/08/2020 17h38

REDAÇÃO - Mesmo em tempos de pandemia, o CBH - Comitê da Bacia Hidrográfica Águas do Rio Manhuaçu - continua ativo. Esse ano, duas reuniões plenárias foram realizadas, uma presencial, em Taparuba, dia treze de março, e outra virtual, na semana passada.

A assembleia, desta quarta, foi necessária para não estagnar os trabalhos do Comitê, e contou com 32 conselheiros e quinze convidados.

A tentativa de realizar uma assembléia por videoconferência ocorreu em maio, mas, por orientação do IGAM - Instituto Mineiro de Gestão das Águas, a iniciativa foi adiada para se estabelecer procedimentos para tal realização.

A abertura do encontro contou com o pronunciamento dos membros da diretoria do CBH e de uma música executada pela dupla Sandrinho e Silmara, da cidade de Vermelho Novo.

A Diretoria Executiva informou sobre o processo eleitoral dos novos diretores, para o período 2020/2022, que será reaberto, após interrupção por orientação do IGAM; o lançamento do edital para manifestação dos usuários da região do Córrego dos Quatis, em Itueta, considerada área de conflito; a iniciativa do CIS Caparaó - Consórcio Intermunicipal Multissetorial da Região do Entorno do Caparaó - em revisar os planos municipais de saneamento; a realização de uma auditoria compartilhada sobre a atuação, em 2019, do IBIO - Instituto BioAtlântica, entidade equiparada às funções de agência de água da Bacia Hidrográfica do Rio Manhuaçu.

Entre os assuntos da pauta estiveram: votação da Deliberação Normativa que aprovou o processo de outorga referente à disponibilidade Hídrica PCH Barro Preto; atualização do PIRH - Plano Integrado de Recursos Hídricos - e do PARH - Plano de Ação da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, com a participação do presidente do CBH Doce, Flamínio Guerra; a suspensão da cobrança pelo uso de recursos hídricos, com Jany Regis Lara, do IGAM; a situação da nova entidade equiparada para o CBH Manhuaçu, com André Marques, da AGEVAP, e Michael Jacks de Assunção, do IGAM.

Ao final, muitos elogiaram o sucesso da inédita Assembleia virtual, com ótimas discussões. Foi entregue, pela diretoria, à colaboradora do IBIO, Juliana Vilela, um Certificado de Honra ao Mérito, em reconhecimento aos trabalhos prestados ao CBH Manhuaçu.

Redação 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.