Portal Caparaó - Manhuaçu decide pela reabertura de igrejas com restrições; comércio depende do Governo de MG
Economia

Manhuaçu decide pela reabertura de igrejas com restrições; comércio depende do Governo de MG

04/08/2020 - Atualizado em 04/08/2020 17h38

MANHUAÇU (MG) - O Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 decidiu em reunião virtual, na manhã desta segunda-feira, dia 03 de agosto, pela reabertura gradual de igrejas, com restrições no numero de fieis e obedecendo aos protocolos do Ministério da Saúde, quanto às regras de distanciamento e higienização. 

“Estaremos publicando um novo Decreto regulamento a abertura das igrejas e dentre as regras a serem seguidas, o responsável pela igreja deve-se dirigir até à Prefeitura de Manhuaçu e no setor de atendimento, assinar um termo de responsabilidade, ao qual se compromete à obedecer aos itens do Decreto, entre eles podemos citar, limitar o acesso de fieis no interior do Templo à 10% da capacidade total do ambiente, disponibilizar álcool em gel a 70%, distanciamento entre os presente e o uso obrigatório de máscara”, disse Claudinei Domingos Lopes.

A expectativa é que o decreto sobre igrejas seja publicado nesta terça no Diário Oficial do Município.

Comércio

Quanto à flexibilização do comércio em Manhuaçu, o Comitê decidiu aguardar a publicação das novas regras do Programa Minas Consciente, que acontece na próxima quinta-feira. “Vamos estender o horário do comercio para funcionar em horário normal e outras regras de funcionamento de estabelecimentos poderão sofrer mudanças e até mesmo abrir comércios que estavam funcionando, mas vamos aguardar a publicação do Governo do Estado para adequar o nosso Decreto conforme essa publicação”, completa o Secretário.

Na quinta-feira, o Governo de Minas publica as novas ondas e classifica a região de Manhuaçu. A tendência é permitir a abertura dos estabelecimentos que estiverem enquadrados na faixa que o Estado definir (vermelha, amarela ou verde). 

Casos X Leitos

Com a ampliação da UTIs do Hospital César Leite para 30 unidades e com uma taxa de ocupação moderada, permitiu-se uma flexibilização maior das restrições em Manhuaçu. “Mesmo assim não podemos relaxar, essa abertura maior é para um fôlego para a economia e mesmo assim temos que continuar atentos aos números, pois caso venham a subir novamente, poderemos voltar tomar medidas mais drásticas”, finaliza.

Atualmente o município de Manhuaçu conta com 647 casos confirmados, deste 573, já se recuperaram e 61 estão sendo acompanhados. Já no Hospital Cesar Leite (até segunda, 03/08), 16 pacientes estavam internados na UTI, sendo que nove testaram positivo para Covid.

Redação do Portal Caparaó - Com informações da Secretaria de Comunicação Social

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.