Portal Caparaó - PM de Meio Ambiente e Corpo de Bombeiros realizam ações de prevenção a incêndios florestais
Geral

PM de Meio Ambiente e Corpo de Bombeiros realizam ações de prevenção a incêndios florestais

04/08/2020 - Atualizado em 05/08/2020 08h47

MANHUAÇU (MG) - Seguindo um cronograma estadual de prevenção a incêndios florestais, o 3º Pelotão de Polícia Militar de Meio Ambiente e o 1º Pelotão de Corpo de Bombeiros Militar de Manhuaçu iniciaram, nesta terça-feira dia 04/08, ações conjuntam em áreas mais críticas e propensas a ocorrência de incêndios florestais.

A ação preventiva conta com a participação de funcionários do Parque Estadual Serra do Brigadeiro e do Parque Nacional do Caparaó. Os militares percorrerão áreas do entorno dessas unidades de conservação nos municípios de Alto Caparaó, Alto Jequitibá, Caparaó, Espera Feliz, Pedra Bonita e Sericita. Além desses municípios haverá também ações em locais de reservas ambientais em Luisburgo, Manhuaçu e São João do Manhuaçu.

O objetivo é fazer contato com moradores dessas regiões e repassar orientações sobre cuidados que devem ser adotados para que não ocorram incêndios em áreas de matas e florestas, evitando e minimizando dessa forma danos ambientais provocados por queimadas e incêndios florestais nas Unidades de Conservação e nas áreas de relevante interesse ecológico, ambiental e cultural.

O Tenente Rodrigues, comandante do Pelotão de Polícia Militar de Meio Ambiente, alerta para o fato de que provocar incêndios em área de vegetação é crime, com pena de reclusão de 2 a 4 anos, além de ser infração administrativa punível com multa. “Caso o cidadão tenha visto quem colocou o fogo, deve procurar anotar alguma informação que possa identificar o criminoso e repassar para as autoridades através dos telefones 190 ou 181 (disque denúncia)”.

Atitudes preventivas

É importante que a população em geral tome algumas atitudes preventivas, tais como:

– Jamais realizar queimada em área de vegetação ou roçado sem a devida autorização do órgão ambiental. Se autorizado, adotar todas as recomendações quanto a horários e formas de se fazer queimada controlada;

– Nas propriedades rurais, manter sempre aceiradas o entorno de áreas de preservação e reservas ambientais;

– Propriedades às margens de estradas vicinais e rodovias devem possuir aceiro que margeie o longo da estrada, impedindo que o fogo iniciado à margem da via, se propague para o interior da propriedade;

– No perímetro urbano, o dono de terreno deve manter sua propriedade limpa, com pouca ou nenhuma vegetação;

– Não queimar lixo, folhagens, galhadas e entulhos, principalmente se for próximo de áreas de vegetação;

– Ao trafegar por estradas vicinais ou rodovias, não lançar “bituca” de cigarro pela janela do veículo.

Redação do Portal Caparaó

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.