Portal Caparaó - Castramóvel realiza atendimentos em Manhuaçu
Geral

Castramóvel realiza atendimentos em Manhuaçu

07/08/2020 - Atualizado em 08/08/2020 07h45

MANHUAÇU (MG) - A Prefeitura de Manhuaçu através da Secretaria Municipal de Saúde, firmou contrato com a SUPA – Sociedade Ubaense de Proteção Animal para a castração de 500 cães e gatos em situação de rua, com ênfase nas fêmeas.

A ação vem ao encontro de uma solicitação antiga dos protetores de animais de Manhuaçu. “Através da castração estamos colaborando para o controle populacional dos animais, principalmente daqueles que são abandonados nas ruas da cidade. Quanto mais animais nesta situação, maiores serão os riscos de acidentes, transmissão de doenças, ataques, entre outros”, disse a Secretária de Saúde”, Karina Gama.

A carreta Castramóvel deve continuar em Manhuaçu até o final da próxima semana. “Vale ressaltar que a vinda deste serviço a Manhuaçu envolveu todo um processo, deste a abertura de licitação, logística e o envolvimento dos voluntários no levantamento dos cães e gatos em situação de rua e também o encaminhamento e acompanhamento destes animais no pós-cirúrgico durante a sua recuperação”, completa.

Apoio à causa animal

Nos últimos anos, a Prefeitura de Manhuaçu tem intensificado as atuações junto à causa animal e investiu na reforma do canil e inauguração da Clínica Veterinária Municipal. “Cuidar dos animais em situação de rua é preocupar com a saúde pública e nós, da Prefeitura de Manhuaçu, vimos isso como um investimento na saúde da população, pois cuidando destes animais evitamos que doenças sejam transmitidas deles para as pessoas”, finaliza Karina Gama.

Os trabalhos do Castramóvel em Manhuaçu estão sendo orientados pelo Médico Veterinário da Secretaria de Saúde e coordenador, da Clínica Veterinária Municipal de Manhuaçu, Dr. Rafael Rolim.

De acordo com ele, nesse primeiro momento, estão sendo castrados apenas os animais em situação de rua, com ênfase nas fêmeas, mas a projeção é de que numa próxima etapa serão beneficiados os proprietários de animais que fazem parte do Cadastro Único. “Muitas pessoas nos procuraram com intuito de realizar a castração de seus animais, mas infelizmente , neste primeiro momento, isto não está sendo possível, pois firmamos uma parceria com os protetores de animais de realizar a cirurgia apenas nos animais em situação de rua e olha que são muitos, serão 500 cirurgias até o final da próxima semana”, explica Rafael Rolim.

Quanto aos animais domésticos, o médico veterinário disse que está nos planos do município realizar a castração destes animais. “Numa próxima etapa estaremos realizando este mesmo processo atendendo aos proprietários de animais que fazem parte do grupo de baixa renda e não tem como custear a cirurgia, então estaremos realizando a castração de graça”, finaliza.

Para o grupo de amigos protetores dos animais, esta foi uma das maiores conquistas do movimento. “A Prefeitura de Manhuaçu nunca fez tanto pela causa animal como nos últimos anos. Isto é fruto de um trabalho em conjunto de nós , voluntários , que lutamos pelo bem estar dos animais e que a vinda desta carreta para o nosso município sirva de exemplo para as cidades vizinhas, pois cuidar dos animais de rua é uma questão de saúde pública”, disse uma das mobilizadoras do movimento, Izabelle Villeforte.

Nos próximos dias, a Prefeitura de Manhuaçu estará disponibilizando um veículo para o resgate de animais em situação de rua, o qual, após equipado, será uma unidade castramóvel do município.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.