Portal Caparaó - Manhuaçu e região permanecem na Onda Amarela do Minas Consciente
Economia

Manhuaçu e região permanecem na Onda Amarela do Minas Consciente

27/08/2020 - Atualizado em 27/08/2020 13h57

BELO HORIZONTE (MG) - A macrorregião Leste do Sul – que inclui a região de Manhuaçu – e praticamente todo o estado de Minas Gerais estão na onda amarela do Programa Minas Consciente. Nesta quarta-feira, 26/08, o Governo do Estado informou que as macrorregiões de Saúde Centro, Jequitinhonha, Vale do Aço e Noroeste poderão avançar para a onda amarela do plano Minas Consciente. Nessa fase, já é permitida a abertura de bares e restaurantes com consumo no local, além de autoescolas, salões de beleza e lojas de roupas, academias, desde que os critérios de segurança sejam cumpridos.

O vice-governador, Paulo Brant, que comandou a reunião do Comitê Extraordinário Covid-19 nesta quarta-feira (26/8), ressaltou que a medida foi tomada de forma criteriosa e colocando a preservação de vidas em primeiro lugar.

“Os avanços são importantes, na medida em que todas as regiões de Minas, com exceção da Nordeste, estão agora na onda amarela. Isso se deu a partir de critérios técnicos, basicamente considerando o número de leitos da rede privada. É uma medida cuidadosa e, obviamente, qualquer avanço está sujeito a ser reavaliado”, destacou.

Ele lembrou ainda que a região Nordeste, única que segue na onda vermelha, com abertura apenas de serviços essenciais, é também a que tem menor adesão ao plano Minas Consciente, demonstrando a importância dos protocolos. As mudanças passam a valer nesta sexta-feira (28/8).

Cuidados

Com o avanço da flexibilização, o vice-governador Paulo Brant pediu que os mineiros mantenham todos os cuidados para evitar a contaminação.

“Agora, que avançamos no sentido de flexibilizar, as pessoas precisam seguir os protocolos de forma ainda mais cuidadosa. É muito importante manter o uso da máscara, do álcool em gel, o distanciamento. O vírus ainda não foi embora, ele continua aqui. Então, até o advento da vacina, precisamos tomar cuidado, mais do que nunca”, orientou.

Municípios

Até esta quarta-feira, 65% dos municípios mineiros (561) aderiram ao plano Minas Consciente, impactando cerca de 13 milhões de pessoas.

Entre as 763 cidades com menos de 30 mil habitantes, 445 apresentaram menos de 50 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias. Assim, elas estão autorizadas a avançar automaticamente para a onda amarela do plano, independentemente da situação das macro ou microrregiões nas quais estão inseridas.

Onda Amarela

Para Manhuaçu e cidade vizinhas não muda nada. Devem ser seguidas as mesmas regras das últimas quatro semanas em que a região está classificada na onda amarela.

As macrorregiões de Saúde Centro, Vale do Aço, Noroeste, Jequitinhonha, Leste, Norte, Triângulo do Norte, Triângulo do Sul, Oeste, Sul, Centro-Sul, Sudeste e Leste do Sul apresentaram índices favoráveis para a abertura de serviços não essenciais, contemplados pela onda amarela.

 

Nesta fase, são permitidos:

- Bares (consumo no local);

- Autoescolas e cursos de pilotagem;

- Salões de beleza e atividades de estética;

- Comércio de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo;

- Papelarias, lojas de livros, discos e revistas;

- Lojas de roupas, bijuterias, joias, calçados, e artigos de viagem;

- Comércio de itens de cama, mesa e banho;

- Lojas de móveis e lustres;

- Imobiliárias;

- Lojas de departamento e duty free;

- Lojas de brinquedos;

- Academias (com restrições)

- Agências de viagem

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.