Portal Caparaó - Secretária Municipal se reúne com esportistas de Manhuaçu
Esportes

Secretária Municipal se reúne com esportistas de Manhuaçu

29/08/2020

MANHUAÇU (MG) - As medidas de distanciamento por conta da pandemia do novo coronavírus, a paralisação dos negócios, escolas e da vida social em geral se tornaram comuns para encurtar a disseminação da doença e interromperam diversos aspectos regulares da vida, incluindo esporte e atividades físicas.  

Segundo a Secretária de Esportes de Manhuaçu, Liliane Lopes, que assumiu a pasta recentemente disse que este é um período para colocar a casa em ordem. “Já que não estamos tendo eventos esportivos, este é um momento de arrumar a casa. Temos vários projetos e programas dos governos estaduais e federais que necessitam de documentação para recebermos verbas, inclusive do ICMS do Esporte e, mesmo não tendo eventos esportivos, a secretaria precisa funcionar. Quando retornarmos com as atividades, estaremos prontos para dar prosseguimento aos projetos”, disse Liliane.

Uma das maiores cobrança da comunidade é a volta dos torneios e competições. De acordo com Liliane, num futuro bem breve essas atividades poderão estar acontecendo. “Nós sabemos da importância destes torneios para as comunidades, mas pelo fato de serem esportes coletivos e promoverem a grande aglomeração de pessoas tanto atletas como o público, infelizmente ainda não podemos realizá-los, mas o Governo Estadual já prepara a volta da pratica de eventos esportivos em espaço aberto”, comenta a secretária.

Ainda de acordo com ela, uma das opções foram as realizações e eventos individuais de forma virtual e online.

Auxilio Emergencial para o esporte

O Senado Federal aprovou medidas do Projeto de Lei (PL) 2.824/2020, que prevê uma série de ações emergenciais destinadas ao setor esportivo durante a pandemia e concede auxílio-emergencial para atletas e trabalhadores do esporte.

O projeto concede auxílio-emergencial do esporte de três parcelas mensais de R$ 600 ao trabalhador da área. Esses três meses poderão ser prorrogados nas mesmas regras do auxílio-emergencial já em vigor. O profissional precisa ter atuado na área esportiva nos últimos 24 meses. As regras para receber o benefício serão quase as mesmas do auxílio emergencial. A regra geral é que o beneficiado tenha mais do que 18 anos. Mas no caso de atletas ou paratletas, a idade mínima é de 14 anos, exigida a vinculação a uma entidade de prática esportiva ou a uma entidade nacional de administração do desporto.

“Nos reunimos com vários desportistas de Manhuaçu, na Escola Municipal Felipe Camilo Nacif, antigo Sesi, onde passamos a todos a importância de se organizarem em associações documentalmente legal, para que eles possam dar entrada com os pedidos do Auxílio Emergencial para atletas, com idade a partir dos 14 anos”, disse Liliane.

Durante o encontro, Liliane pontuou desafios impostos para a pauta dos esportes, atividades físicas e bem-estar, e apresentou uma compilação de protocolos, fruto do trabalho em conjunto entre a Secretaria Estadual de Esportes, Secretaria Municipal de Esportes, as Associações Esportivas e Instituições que atuam no mercado esportivo. O objetivo é subsidiar tecnicamente os setores a uma retomada segura de eventos esportivos, bem como para atividades físicas durante a pandemia.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.