Portal Caparaó - PM Ambiental controla incêndio no bairro São Jorge, prende e aplica multa
Geral

PM Ambiental controla incêndio no bairro São Jorge, prende e aplica multa

01/09/2020 - Atualizado em 02/09/2020 08h02

MANHUAÇU (MG) - Na manhã dessa segunda-feira dia 31/08, durante patrulhamento a equipe do 3º Pelotão da Polícia Militar de Meio Ambiente visualizou grande nuvem de fumaça proveniente do bairro São Jorge, em Manhuaçu.

Imediatamente, a equipe compareceu ao local e deparou com um incêndio que teve início em uma área de lotes ao longo da Rua Jaguaraí e se encontrava queimando a vegetação em direção a Reserva Particular do Patrimônio Natural - RPPN Irmã Sheila.

Os policiais militares do meio ambiente combateram as chamas que ainda não haviam atingido o interior da mata, debelando o incêndio.

O autor de 43 anos foi preso em flagrante. Ainda foi aplicada multa no valor de R$ 1.855,80.

Durante conversa, o responsável contou aos militares que após atear fogo no lote, devido o capim se encontrar muito seco, o incêndio se propagou rapidamente, ficando sem controle. Inicialmente o fogo queimou a vegetação predominantemente de origem exótica e posteriormente vegetação nativa em estágio inicial de formação florestal.

O Comandante do 3º Pelotão PM de Meio Ambiente, Tenente Rodrigues, esclareceu que provocar incêndio em mata e floresta é crime previsto na lei 9.605/98. Além de ser crime e infração administrativa essa conduta provoca inúmeros danos materiais e ambientais contra a flora e fauna.

O oficial alertou também para o fato de estarmos em um período seco e de ventos fortes, combustíveis naturais para a rápida propagação de fogo.

Algumas dicas para evitar as queimadas e incêndios florestais são:

- Não jogar bituca de cigarros próximo a vegetação;

- Não queimar o lixo, principalmente se estiver próximo a qualquer tipo de vegetação;

- Fazer aceiros no entorno de matas, florestas e locais de vasta vegetação, conservando-os limpos. Se a vegetação a ser protegida for ao longo de estradas, construir aceiros margeando essas vias.

Com informações da Polícia Militar de Meio Ambiente

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.