Portal Caparaó - Conselho de Saúde aprova assinatura de convênio com HPJM e contas Covid-19
Geral

Conselho de Saúde aprova assinatura de convênio com HPJM e contas Covid-19

10/09/2020 - Atualizado em 11/09/2020 07h59

MANHUAÇU (MG) - Conselheiros de Saúde de Manhuaçu se encontraram por meio de vídeo conferência na quarta-feira, 09/09, para discutir a pauta proposta pela Secretaria Municipal de Saúde. A reunião está sendo realizada online por conta da pandemia do novo coronavírus. Conferida o quórum necessário a reunião foi iniciada pela vice-presidente Kellem Miranda com a leitura da ata da reunião do dia 30/07, aprovada pelos conselheiros.

Convênio com o Hospital Padre Júlio Maria, em Manhumirim

O primeiro assunto apresentado pela secretária municipal de Saúde, Dra. Karina Gama dos Santos Sales, foi sobre a assinatura de convênio com o Hospital Padre Júlio Maria de Manhumirim para realização de cirurgias eletivas (geral, ortopedia, urologia).  Na justificativa a secretária informou que há muitos pacientes aguardando pelos procedimentos eletivos em casa e outros até internados no Hospital Municipal (antiga UPA). Ela citou que a referência primeira é o Hospital César Leite (HCL) onde  50% dos leitos são ocupados por pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde). Os pagamentos dos procedimentos seguirão tabela SUS mediante um teto estabelecido. No caso das cirurgias ortopédicas que demandam materiais específicos, estes terão suas notas fiscais anexadas às guias de internação. Ainda conforme a secretária está no Conselho uma cópia do Plano de Trabalho para mais informações sobre o convênio. A proposta foi aprovada pelos conselheiros.

Prestação de contas Covid-19

O responsável pelo setor de compras da secretaria municipal de Saúde, Kilberson Costa, apresentou um relatório detalhado de todos os investimentos feitos para os cuidados à população acometida pela Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Costa, apresentou aos conselheiros uma planilha descritiva dos valores recebidos e aplicados pela secretaria de saúde no combate à nova doença por meio da Unidade de Apoio Respiratório (UAR) e Unidade Covid-19 do HCL. Conforme kilberson Costa a primeira aquisição foi realizada no dia 26/03/20 e os dados informados são de até dia 17/08/20. O documento apresentado, bem como as notas fiscais das compras, estão à disposição dos conselheiros de saúde no setor de compras, concluiu Costa. O total da receita foi de R$ 9.836.838,59 com despesa de R$ 5.509.325,7.  Ao final da explanação a secretária Dra. Karina Gama, informou que será feita a prestação de contas Covid-19 no dia 17/09, na Câmara de Vereadores de Manhuaçu. Antes do encerramento deste tema a vice-presidente Kellem Miranda,  disse de sua satisfação com os serviços prestados pela Secretaria na UAR e no Hospital César Leite (HCL).  A prestação de contas foi aprovada.

O conselheiro Altamir João da Silva, fez um agradecimento público pelas obras de reforma da unidade de saúde de São Sebastião do Sacramento e karina Gama informou que a conselheira Gleisa Otoni, foi indicada para representar o Conselho de Saúde no Comitê de Enfrentamento a Covid-19 de Manhuaçu.

Assessoria de Imprensa do CMS Manhuaçu

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.