Portal Caparaó - Cafeicultor da região cria Projeto Semente, Café do Amanhã
Agronégocios

Cafeicultor da região cria Projeto Semente, Café do Amanhã

15/09/2020 - Atualizado em 15/09/2020 23h12

ARAPONGA (MG) - A iniciativa idealizada pelo cafeicultor Edimar Miranda tem o objetivo de desenvolver ações sociais que envolvam os trabalhos com a cadeia do agronegócio café, de preferência os cafés especiais, levando mais informação, educação e motivação para os jovens e crianças da cidade de Araponga, especialmente os estudantes da Escola Família Agrícola do município.

O “Projeto Semente – café do amanhã” quer incentivar a juventude a se inteirar e se envolver com a cafeicultura estimulando a permanência no campo e a sucessão familiar de qualidade.

“Vamos oferecer oportunidades para os jovens e as crianças. Porque eu acho que a educação e o conhecimento são a base de tudo. Isso é que forma um cidadão de bem”, declara Edimar.

O agricultor familiar faz parte do grupo do Programa ATeG Café e conta que o investimento na produção de café especial e a busca pela qualidade, o incentivaram a desenvolver  e compartilhar a ideia do “Projeto Semente – café do amanhã”. E foi com o intuito de concretizá-lo, que Edimar buscou a parceria com Sistema FAEMG/SENAR/INAES.

O cafeicultor entende que as parcerias serão fundamentais para o sucesso do Projeto e destaca que o SENAR, com sua diversidade de cursos e programas, sua inovação  e experiência “vai trazer tecnologia até o campo e mostrar à sociedade lá fora, os resultados na qualidade dos produtos e serviços e na transformação da vida dos envolvidos”.

Para o gerente do escritório regional de Viçosa, Marcos Reis o Projeto é uma grande oportunidade de estimular a participação das novas gerações na cafeicultura apresentando o potencial da atividade e ainda pode garantir mais visibilidade e valorização à produção da região.

“Na medida em que traz parceiros estratégicos, que atuam em diferentes elos da cadeia do agronegócio café, o Projeto também corrobora para a promoção da Região das Matas de Minas e de todo seu trabalho para disseminar informações acerca da produção de cafés especiais; do consumo de cafés de origem, de qualidade e que fazem bem para a saúde.  Marcos ainda destaca que  “a iniciativa pode vir a valorizar os cafés dos produtores participantes, pois também atrai a atenção de compradores nacionais e internacionais pela causa justa por que lutam os cafeicultores”.

Primeiros passos

As articulações para implantação do Projeto já começaram. Um encontro em Araponga reuniu representantes do poder executivo e da educação do município, o gerente do escritório regional do Sistema em Viçosa, Marcos Reis, o produtor Edimar Miranda, Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Viçosa, Carlos Eduardo de Andrade, a mobilizadora Mirivone da Silveira Roberto, Padre João e o técnico do ATeG Café no município, Laio Almeida.

Na oportunidade foram apresentadas as propostas de atuação do Projeto e enfatizada a importância do envolvimento dos diversos setores da sociedade para que o Projeto seja viabilizado da melhor maneira possível.

Para o futuro

O produtor Edimar Miranda doou duas sacas de café especial que serão torradas com o apoio da empresa Café dos Reis. O produto será comercializado com o selo do Projeto e toda a renda revertida às ações propostas pela iniciativa.

Marcos Reis afirma que “diversas ações estão sendo pensadas e estruturadas para o Projeto ganhar notoriedade e resultados práticos no desenvolvimento da educação para jovens das comunidades rurais.

Os planos para o futuro do Projeto Semente ainda incluem estender a atuação a outros setores econômicos que possam ajudar no desenvolvimento da região como, por exemplo, o turismo rural e a gastronomia.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.