Portal Caparaó - Polícia Civil desvenda esquema de autenticação bancária falsa
Segurança

Polícia Civil desvenda esquema de autenticação bancária falsa

30/05/2007 - Atualizado em 04/06/2007 08h22

A Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações identificou um esquema de falsificação do código de autenticação mecânica em guias de pagamento de IPTU e de ISSQN da Prefeitura de Manhuaçu e no Documento de Arrecadação Estadual (DAE) referente a recolhimento para emissão de Carteira de Habilitação. O esquema foi tão ousado que as guias com a autenticação falsa eram apresentadas na delegacia de trânsito.

O esquema foi denunciado pela direção do Banco Sicoob e pela Prefeitura de Manhuaçu à Polícia Civil depois que uma série de guias começaram a aparecer no balcão da prefeitura como se tivessem sido quitadas e com a autenticação da cooperativa de crédito. O esquema de falsificação já foi desvendado.  

Com base no relato de uma pessoa que deixou a guia para pagamento num escritório de contabilidade, o delegado chegou até Robson Rodrigues da Silva, 21 anos. O rapaz utilizou-se do sistema operacional DOS para digitar o comando semelhante ao da autenticação e impressoras matriciais para fazer a suposta autenticação nas guias de impostos e taxas. 

“Nós estamos apurando se o esquema também atingiu outros bancos, mas a princípio identificamos mais de trinta guias estaduais e outras dezenas de recolhimentos da prefeitura de Manhuaçu”, afirmou o delegado. Segundo ele, pelo menos 95 guias teriam sido autenticadas pelo esquema ligado a uma auto-escola da cidade.

Robson contou na delegacia como fez para falsificar a autenticação mecânica. O delegado Getúlio Lacerda e os agentes Ivo, Hernesto e Etiel apreenderam duas impressoras matriciais e os CPU´s dos computadores de um escritório e da auto-escola.

Procurada pela reportagem do Portal Caparaó, a auto-escola afirma que desconhecia a fraude. Para eles, o rapaz apenas prestava serviço de office-boy, recolhia os documentos, fazia o pagamento e entregava autenticado. 

25 MIL REAIS

Getúlio Lacerda acredita que o esquema supere a casa de 25 mil reais. Até agora só de guias de IPTU e ISSQN já foram levantadas cerca de 15 mil falsificações. Apesar do cruzamento dos dados permitir identificar os devedores, a falsa autenticação já serviu para que esses contribuintes fossem até a prefeitura e solicitassem a renovação de alvarás, emissão de notas fiscais e de certidões negativas. “O benefício foi imediato, tanto na prefeitura quanto na delegacia de trânsito. A pessoa chega e apresenta o comprovante autenticado de que foi pago, fica parecendo que está tudo certo e aí consegue o documento que precisa”, afirmou o delegado.

A Polícia Civil levantou os dados junto ao Sicoob e a Prefeitura e com o depoimento do rapaz conseguiu mandados de busca e apreensão junto a Justiça de Manhuaçu. “Uma das pessoas envolvidas foi novamente ao banco e quitou seu imposto. Queremos saber qual o envolvimento das outras pessoas e até que ponto tinham conhecimento”, explica.

De acordo com o delegado, já ficou claro que algumas pessoas participaram do esquema com total ciência do que estavam fazendo. Ele argumenta que é preciso saber se teve alguém se beneficiando disso, por exemplo, que recebeu o dinheiro e entregou a guia como se tivesse sido pago o imposto para o contribuinte. No caso da auto-escola, o delegado explica que o rapaz recebeu pagamento para fazer a falsas autenticações em guias de arrecadação estadual.

A polícia civil também instaurou um terceiro inquérito para apurar a alteração de um cheque de 210 reais para o valor de 4.500 reais. “Sabemos que utilizaram de produtos químicos para apagar o valor, mas queremos é acabar com esse esquema rapidamente”, afirmou.

Segundo Getúlio, em trinta dias o inquérito será remetido à Justiça: “Nós não queremos inventar criminosos. A nossa função é apurar e encaminhar ao Judiciário as provas preliminares para que ela tome as providências”.

Carlos Henrique Cruz - 30/05/07 - 14:25 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.