Portal Caparaó - Polícia Militar promove ações no Dia da Água
Agronégocios

Polícia Militar promove ações no Dia da Água

20/03/2009 - Atualizado em 23/03/2009 10h09

Nesta semana o 6º Pelotão de Meio Ambiente e Trânsito, com sede em Manhuaçu, responsável pelo policiamento ambiental e de trânsito em dezenove municípios da região, através dos Grupos de Policiamento Ambiental de Manhuaçu e Mutum, realiza diversas atividades para iniciar a comemoração do Dia Mundial da Água, mostrando a importância da preservação.

Desde o início da semana, estão sendo realizadas patrulhas de orientação aos moradores próximos de nascentes e das margens dos rios, blitz educativas nas rodovias e palestras em escolas com distribuição de panfletos.

“Apesar de sabermos que dois terços do planeta são formados por água, somente cerca de 0,008% do total é potável (própria para o consumo). E grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) está sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial”, relata o Tenente Jésus.

O Dia Mundial da Água foi instituído pela ONU - Organização das Nações Unidas no dia 22 de março de 1992 e, a cada ano, a data é destinada a criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver este problema.

“Destacamos que nossas ações não podem se limitar só a data comemorativa, mas também nos outros 364 dias do ano precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural”, afirmou.

ORIENTAÇÕES

1 – não jogue lixo nos rios, lagos e represas;

2 – economize água nas atividades cotidianas (banho, escovação e dentes, lavar louças, etc.);

3 – reutilize a água sempre que possível;

4 - verifique se não há vazamentos em torneiras ou canos de sua casa;

5 – respeite e preserve as regiões de mananciais e nascentes;

6 – ao lavar calçadas e veículos utilize baldes de água e não mangueira.

A Polícia Militar de Meio Ambiente recebe denúncias de agressões ao meio ambiente pelos telefones: (33) 3339-6707 ou 3339-6727

Carlos Henrique Cruz - Com informações da PM - 20/03/09 - 23:11 - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.