Portal Caparaó - CEM promove ação de Saúde da Mulher
Geral

CEM promove ação de Saúde da Mulher

20/03/2009 - Atualizado em 23/03/2009 10h12

O Centro Educacional de Manhuaçu promoveu no Calçadão Fernando Lopes o projeto “Mulher e Saúde”, em comemoração ao Dia da Mulher 2009. A iniciativa teve como foco a luta contra o HPV (sigla em inglês para o Papiloma Vírus Humano). A campanha surgiu da necessidade de esclarecimento junto a população quanto as causas e conseqüências ocasionadas pelo vírus.

Durante dois dias, os alunos do curso técnico em enfermagem do CEM atuaram junto à população com explicações quanto à prevenção e detecção precoce da doença, houve também distribuições de folders explicando todo o processo de entendimento.

O Papiloma Vírus Humano, mais conhecido como HPV, atinge, em geral, a população jovem (de 14 a 29 anos). Existem mais de 100 tipos de HPV, os considerados de alto e baixo risco, respectivamente, os que podem induzir ao câncer (oncogênicos) e os que são associados a outras manifestações, como o surgimento de verrugas.

Considerada uma Doença Sexualmente Transmissível (DST), o HPV pode evoluir para lesões pré-cancerosas ou câncer de colo uterino. De acordo com especialistas, apenas 20% dos casos confirmados de HPV evoluem para verrugas e desses, apenas 5% para câncer. Mas, como o índice no sexo feminino é altíssimo, esses números são muito preocupantes.

O diretor Walter Vargas Júnior e a Coordenadora Jeane Breder explicam que o projeto “Mulher e Saúde” tem como objetivo a prevenção. “É importante ressaltar que o HPV é um dos responsáveis pelo câncer de colo de útero, uns dos maiores fatores de mortalidade entre mulheres”.

A coordenadora ainda ressalta que será feito tabulação dos dados de pesquisa desenvolvida durante a mobilização. “Eu gostaria também de agradecer a colaboração de todos que fizeram deste evento um sucesso”, concluiu Jeane Breder.

Com informações - 20/03/09 - 23:12 - portalcaparao@gmail.com

 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.