Portal Caparaó - Começam as preparações para a próxima etapa do Cupping ATeG SENAR de Café
Agronégocios

Começam as preparações para a próxima etapa do Cupping ATeG SENAR de Café

28/10/2020 - Atualizado em 28/10/2020 15h35

REDAÇÃO - Instrutores, ex-alunos e voluntários finalizaram, em Boa Esperança, a primeira etapa do 4º Cupping ATeG SENAR de Café. Na primeira fase, que começou em 13 de outubro, os profissionais fizeram a triagem e classificação das 896 amostras de cafés de produtores das regiões Sul, Matas de Minas, Cerrado, Chapada e Mantiqueira.

 “O objetivo é classificar e avaliar os cafés produzidos pelos produtores atendidos pelo programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG Café). No final, teremos o ranking dos melhores cafés de Minas Gerais”, explicou o gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Lavras, Wander Magalhães Júnior.

A segunda etapa do concurso começa em 26 de outubro em Boa Esperança, com os processos de torra e degustação. “É a segunda vez que participo e já percebi uma melhoria significativa nas amostras recebidas. Isso reforça que a ATeG faz a diferença na qualidade dos cafés. Com certeza este será o melhor Cupping do SENAR”, comentou o instrutor Joaquim Inácio Sertório Neto, que integra a equipe de trabalho do concurso.

O resultado será divulgado na Semana Internacional do Café (SIC 2020), que será 100% on-line, em novembro. A programação está disponível no site www.semanainternacionaldocafe.com.br.

ATeG Café

O programa ATeG é uma iniciativa inédita no estado. Milhares de produtores são acompanhados pelos técnicos de campo e o número de atendidos cresce a cada ano.

Os atendidos recebem orientações sobre o manejo e a gestão da propriedade. O trabalho dura dois anos, conforme metodologia fundamentada em diagnóstico produtivo individualizado, planejamento estratégico, adequação tecnológica, gestão capacitação profissional complementar, avaliação sistemática dos resultados e visitas mensais do técnico de campo.,

Lisa Fávaro, de Lavras

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.