Portal Caparaó - Manhuaçu e região avançam para a Onda Verde do Minas Consciente
Economia

Manhuaçu e região avançam para a Onda Verde do Minas Consciente

11/11/2020 - Atualizado em 13/11/2020 16h05

REDAÇÃO - A macrorregião de Saúde Leste do Sul, que inclui Manhuaçu, avança para a onda verde do Minas Consciente, plano elaborado pelo Governo de Minas para garantir a retomada gradual e segura da economia nos municípios. A redução de 24% da incidência da covid-19 nos últimos 14 dias no estado contribuiu para esse cenário.

A região Leste do Sul, que abrange Ponte Nova, Manhuaçu e Viçosa, avança para a fase do plano onde mais atividades são permitidas, conforme decisão tomada pelo Comitê Extraordinário Covid-19, nesta quarta-feira (11/11).

A onda verde possibilita, por exemplo, a reabertura de parques, cinemas e museus, desde que as regras sanitárias e de distanciamento sejam seguidas. É a primeira vez que a região em que Manhuaçu está inserida evolui para a Onda Verde.

Cautela

O governador Romeu Zema disse que os esforços para conter a pandemia possibilitaram este avanço de mais duas macrorregiões para a onda verde.

“Minas é o estado com a menor taxa de óbitos por 100 mil habitantes. Mas a batalha ainda não terminou. Temos que continuar usando mascará e tomando todas as medidas preventivas, porque o vírus continua entre nós e, infelizmente, fazendo vítimas”, alertou.

De acordo com o comitê, a macrorregião Sudeste se manteve na onda verde, mas apresentou índices que demostram uma piora na situação epidemiológica, o que exigirá uma avaliação criteriosa nos próximos dias.

Onda verde

As regiões Triângulo do Norte e Leste do Sul avançaram para a onda verde nesta semana, se unindo às macrorregiões Norte, Noroeste, Nordeste, Jequitinhonha, Centro, Sudeste, Centro-Sul, Oeste, Sul e Triângulo do Sul, que já haviam progredido anteriormente. Essa fase possibilita a abertura de serviços não essenciais com alto risco de contágio. São eles:

- Atividades artísticas, como produção teatral, musical e de dança e circo;

- Cinemas, bibliotecas, museus, arquivos;

- Parques, zoológicos e jardins;

- Feiras, congressos, exposições, filmagens de festas, casas de festas, bufê;

- Parques de diversão, discotecas, boliches, sinuca;

- Bares com entretenimento (shows e espetáculos);

- Serviços de colocação de piercings e tatuagens.

As mudanças começam a valer no sábado, dia 14/11.

Com informações da Agência Minas

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.