Portal Caparaó - Programa ATeG: cafeicultor de Caputira compra trator após sucesso na safra
Agronégocios

Programa ATeG: cafeicultor de Caputira compra trator após sucesso na safra

14/11/2020 - Atualizado em 14/11/2020 07h10

CAPUTIRA (MG) - Desde 2016, quando começou a ser assistido pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), oferecido pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES, o produtor Jalmar Eler Dutra Júnior, do município de Caputira, aumentou a área da sua lavoura de três para nove hectares.

O acompanhamento proporcionou conhecimento e experiência ao cafeicultor, e o resultado foi também o aumento da produtividade e da lucratividade. Elas se transformaram em investimentos na atividade, como o plantio de mais lavouras e a compra de secador de café e pulverizador.

Antes do ATeG, Jalmar produzia, em média 70 sacas de café – mas, na última safra, colheu 280. Também com orientação do técnico, Tadeu Vieira Otoni, este ano o produtor comercializou antecipadamente a colheita no mercado futuro, alcançando o valor de R$ 570 por saca. A venda possibilitou mais uma aquisição importante para o cafeicultor: um trator com carretinha.

Gratidão

“Aprendi a utilizar as ferramentas certas na hora certa com o acompanhamento de um profissional que nos auxilia tanto nos cuidados com a lavoura, quanto nas anotações de despesas e lucros com a produção. Sem a ajuda do Sistema seria praticamente impossível arcar com os custos desse serviço”, Jalmar Eler Dutra Júnior.

Quem ficou feliz com o resultado, foi o técnico do ATeG em Caputira, Tadeu Vieira Otoni. “É extremamente gratificante ver o produtor que tinha dificuldades na produção, na lavoura, e até desacreditava do seu potencial, conseguir vencer os obstáculos e crescer. A satisfação dele nos motiva a seguir levando a assistência técnica que faz diferença”.

Lílian Moura / Senar Minas

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.