Portal Caparaó - Prêmio ATeG Café consagra produtores das Matas de Minas
Agronégocios

Prêmio ATeG Café consagra produtores das Matas de Minas

23/11/2020 - Atualizado em 23/11/2020 15h12

REDAÇÃO - Quinze campeões de quatro regiões produtoras e três campeões gerais. Os melhores cafés produzidos dentro do Programa de Assistência Técnica e Gerencial - ATeG Café foram apresentados na tarde de quinta-feira (19/11), na premiação do 4º Cupping de Cafés Especiais do Programa ATeG, transmitida ao vivo na programação da Semana Internacional do Café - SIC. Houve premiação para cafés das Matas de Minas.

Abrindo o evento, conduzido ao vivo pelas jornalistas Mariana Palma e Nathalie Guimarães, o presidente do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, Roberto Simões, destacou a transformação que o programa vem fazendo na vida dos produtores rurais. "O SENAR incorporou a missão de oferecer assistência técnica e gerencial, e isso tem dado novo fôlego a produtores de várias cadeias produtivas. A experiência com o café mostrou que produtores assistidos têm se diferenciado muito positivamente".

Simões também anunciou para o primeiro semestre do próximo ano, a conclusão da construção do Centro de Excelência em Cafeicultura, em Varginha; iniciativa da CNA em parceria com o Sistema FAEMG/SENAR/INAES. A estrutura, que conta com salas de treinamento e laboratórios, será referência nacional em aprendizado e pesquisa na área do café.

O diretor-geral do SENAR, Daniel Carrara, fechou a premiação destacando como o Programa de Assistência Técnica e Gerencial ganhou destaque em Minas Gerais graças ao trabalho técnico do Sistema FAEMG, que ele disse ter “revolucionado” a aplicação da metodologia.

Alta qualidade

O gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Viçosa e Q-grader, Marcos Reis, explicou, durante a premiação, como foi o processo de seleção e classificação das mais de 900 amostras recebidas. Todo o trabalho foi feito na sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Boa Esperança por especialistas, voluntários e ex-alunos do SENAR MINAS. As notas, explicou Reis, foram uma média das apontadas por nove profissionais. Todas acima de 80 pontos.

Oportunidade de venda

A Café Três Corações novamente irá comprar os grãos dos dois primeiros colocados de cada categoria – natural e cereja descascado - de cada região. Ao primeiro lugar será ofertado R$ 2.300,00 por saca e, ao segundo, R$ 2.100,00. A plataforma Agrorigem também ofereceu aos produtores interessados atendidos pelo ATeG espaço para expor seus produtos para divulgação no mercado externo.

Por causa da pandemia, todos os troféus e certificados dos participantes do concurso serão enviados para suas propriedades, pelas mãos dos técnicos de campo do Programa ATeG.

Conheça os campeões do 4º Cupping de Cafés Especiais do Programa ATeG SENAR MINAS:

Campeões gerais:

1º - Marcelo dos Santos – Baependi

Região Sul de Minas – Categoria Natural – 90,30 pontos

2º - José Maurício de Souza – Conceição das Pedras

Região Sul de Minas – Categoria Natural – 88,25 pontos

3º - Célio Augusto da Silva – Cristina

Região Sul de Minas – Categoria Natural – 88,20 pontos

Campeões por região e categoria:

Matas de Minas – Cereja Descascado:

1º - Edimar Miranda – Araponga

2º - Josiane Aparecida de Lima – Araponga

3º - Geraldo da Silva Dutra – Manhuaçu

Matas de Minas – Natural:

1º - Joel Gilmar Emerich – Alto Caparaó

2º - Walci Luciano – Araponga

3º - Reinaldo Garcia dos Santos – Luisburgo

Cerrado - Natural:

1º - José Adilson Cândido Correa – Araxá

2º - Vasco Geraldo Witzel – Campos Altos

3º - Luisele Olinda Jaulino de Morais – Araguari

Chapada de Minas – Cereja Descascado:

1º - Sérgio Meirelles Filho – Capelinha

Chapada de Minas - Natural:

1º - Jovino Cordeiro de Paula – Angelândia

2º - Maurício Capistrano Costa – Medina

Sul de Minas – Cereja Descascado:

1º - Cláudia Maria Carneiro Bustamante Santana – Jesuânia

2º - Antônio Rodrigues de Miranda – Nova Resende

3º - Alessandro Marcos de Miranda – Nova Resende

Sul de Minas – Natural:

1º - Marcelo dos Santos – Baependi

2º - José Maurício de Souza – Conceição das Pedras

3º - Célio Augusto da Silva – Cristina

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.