Portal Caparaó - Macrorregião Leste do Sul permanece na onda amarela do Minas Consciente
Economia

Macrorregião Leste do Sul permanece na onda amarela do Minas Consciente

25/11/2020 - Atualizado em 26/11/2020 09h52

REDAÇÃO - A macrorregião de Saúde Leste do Sul (que abrange as microrregiões de Manhuaçu, Viçosa e Ponte Nova) permanece na Onda Amarela do Programa Minas Consciente. A definição foi divulgada nesta quarta, 25/11, pelo Comitê Extraordinário Covid-19 do Governo de Minas Gerais.

O Comitê Extraordinário Covid-19 também publicou uma retificação em relação à cidade de Teófilo Otoni. O município identificou um equívoco na duplicidade do preenchimento de novos casos da semana anterior. Desta forma, a macrorregião Nordeste, que estava na onda vermelha, passa para a onda amarela.

Mudança

Conforme divulgado, as regiões na onda amarela são Sul, Nordeste, Vale do Aço, Leste do Sul, Sudeste e Nordeste.

A onda amarela mantém abertos serviços não essenciais com menor risco de contágio, como lojas de roupas e salões de beleza.

Já as regiões que fazem parte da onda verde são Triângulo do Norte, Triângulo do Sul, Oeste, Centro, Noroeste, Norte, Jequitinhonha e Centro-Sul, fase que possibilita a abertura de serviços não essenciais com alto risco de contágio, como cinemas e bares com música ao vivo.

A região Leste é a única que permanece na onda vermelha, onde somente os serviços essenciais, como supermercados e farmácias, estão autorizados a funcionar.

Monitoramento

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, o médico Carlos Eduardo Amaral, o Governo de Minas monitora 24 horas o comportamento da pandemia em todas as regiões, cabendo ao Comitê deliberar o avanço ou regressão das macrorregiões que compõem o estado.

“A vigilância em relação aos diferentes cenários em Minas é permanente. Novas alterações podem ser anunciadas a qualquer momento”, afirmou.

O secretário aproveitou para enfatizar sobre a necessidade de manter os cuidados básicos de prevenção à doença. “Ainda precisamos manter o distanciamento, uso de máscaras e higienização das mãos, conforme orientação desde o início da pandemia”, alertou.

Onda Amarela

As regiões Sul, Vale do Aço, Leste do Sul, Sudeste e Nordeste estão na onda amarela, fase onde é permitida a abertura de serviços não essências, como:

- Bares (consumo no local);

- Autoescolas e cursos de pilotagem;

- Salões de beleza e atividades de estética;

- Comércio de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo;

- Papelarias, lojas de livros, discos e revistas;

- Lojas de roupas, bijuterias, joias, calçados, e artigos de viagem;

- Comércio de itens de cama, mesa e banho;

- Lojas de móveis e lustres;

- Imobiliárias;

- Lojas de departamento e duty free;

- Lojas de brinquedos;

- Academias (com restrições);

- Agências de viagem;

- Clubes.

Redação do Portal Caparaó - com informações da Agência Minas

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.