Portal Caparaó - ONG entrega projetos para Vice-governador
Geral

ONG entrega projetos para Vice-governador

24/03/2009 - Atualizado em 27/03/2009 21h21

Diretores da ONG Pró Rio Manhuaçu entregaram cópias dos relatórios técnicos com a solução para as enchentes na cidade ao Vice-governador Antônio Anastasia. O documento elaborado por especialistas da UFMG e da UFV aponta a construção de três barragens no leito dos rios antes do Bairro Ponte da Aldeia. A medida foi para tentar sensibilizar o Governo do Estado para a necessidade da obra. Os recursos para as construções superam a casa de 50 milhões de reais.

O estudo técnico mostra a viabilidade da proposta. A execução depende de investimentos financeiros que fogem à capacidade do município. A equipe da ONG explicou ao vice-governador a preocupação e os danos causados pelas enchentes em Manhuaçu. A idéia é buscar investimentos do Estado como os que foram liberados para o Sul de Minas e, mais recentemente, em Belo Horizonte, justamente para construção de barragens desse tipo.

Os estudos foram contratados pelo Prefeito Sérgio Breder, em 2005, com sensibilização política da ONG e participação de outras entidades e organismos e só após dois anos foram elaboradas as propostas. A organização decidiu abraçar a proposta de construção de barragens no Ribeirão São Luís (acima de Ponte do Silva); na Ponte do Evaristo no rio Manhuaçu e na região da Cachoeira Sette no ribeirão Manhuaçuzinho. A lógica do projeto é simples: as barragens seriam fechadas em períodos de muita chuva e controlariam a quantidade de água que passaria na cidade. A possibilidade de novas enchentes ficaria reduzida a uma em cada cem anos.

O vice-governador elogiou a iniciativa da ONG em preocupar-se com o meio-ambiente e aspectos sócio-econômicos relacionados às enchentes e parabenizou o Prefeito Sérgio Breder pela contratação dos técnicos. Anastasia garantiu que defenderá as propostas junto ao Governador Aécio Neves na busca dos recursos necessários à execução das obras. Carlos Henrique Cruz - 25/03/09 - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.