Portal Caparaó - Diretor técnico do HCL volta a alertar sobre a situação da Covid-19 na região
Geral

Diretor técnico do HCL volta a alertar sobre a situação da Covid-19 na região

01/12/2020 - Atualizado em 01/12/2020 17h45

MANHUAÇU (MG) – Em novo vídeo publicado na tarde de quinta-feira (26/11), o diretor técnico do Hospital César Leite, Dr. Luis Claudio Mendes Vale, faz de novo um alerta sobre a situação do hospital e dos casos de Covid-19 na região. O médico lembra que o HCL publica diariamente boletins sobre a ocupação dos leitos desde março e não parou de alertar a necessidade de prevenção, inclusive no período eleitoral.

O diretor afirma que têm sido tempos difíceis no enfrentamento a doença e que o HCL está em colapso desde 11 de novembro. “Estamos trabalhando com o sistema colapsado, ou seja, praticamente sem vagas liberadas na nossa UTI Covid e na nossa enfermaria. Pouca rotatividade de vagas, dando pouca possibilidade de novas internações. Estamos trabalhando na orientação e na preocupação que temos, porque os números não param de crescer e no meu entendimento, e no entendimento dos nossos profissionais de saúde, que estamos enfrentando isso aqui no Hospital César Leite, a preocupação é imensa porque temos um total descaso de algumas autoridades, total descaso da população, que não está enxergando a situação crítica que estamos vivenciando”.

O médico também fala da preocupação com a banalização da doença e que agora a situação tem ficado muito mais crítica se comparado com o começo da pandemia na região.

“Eu queria dizer a vocês que hoje o momento ele nos é muito mais preocupante do que foi lá no início, pois a população está desacreditando da doença, acredita que a doença é banal, e os nossos números não param de crescer, assim como as complicações. Estamos vendo a doença entrar em casa, antes protegíamos os nossos bens mais sagrados, os nossos familiares, os nossos idosos, tomávamos cuidado dos contágios nas ruas, as precauções individuais, usávamos mais máscara, usávamos mais álcool em gel, e hoje não estamos usando mais nada, estamos transitando na rua como se nada acontecesse”.

RESPONSABILIDADE

Sobre um possível fechamento do comércio, como aconteceu já duas vezes em Manhuaçu, Dr. Luís diz não querer que isso aconteça, mas que é preciso responsabilidade dos clientes e comerciantes. “Muitos nos acusam de ser apologistas do fechamento do comércio, longe disso, não quero que o comércio feche, eu preciso que o comércio e principalmente, não só o comércio, mas todos aqueles que vão procurar o comércio, os clientes, sejam mais responsáveis em dar o exemplo das precauções individuais, não adentrem ao comércio sem máscara, e que os comerciantes também deem o exemplo de estarem nos balcões atendendo os clientes com máscara, ofertando álcool em gel, filas imensas nos bancos, não poderíamos repensar isso?”.

O médico relata que está havendo pressão de autoridades para que se aumente o número de leitos disponíveis para o atendimento a paciente com Covid-19, mas segundo ele, isso prejudicaria o atendimento do HCL em casos de média e alta complexidade. “A preocupação é muito grande, pois nós estamos lá dentro sofrendo a pressão de autoridades para abrirmos mais leitos. Se abrirmos mais leitos, temos que parar o Hospital nos atendimentos de urgências e emergências, o que vai ser da nossa cidade? – O Hospital César Leite é o único hospital que tem capacidade de atender as médias e altas complexidades, é o único hospital capacitado para atender urgência e emergência, se nós fecharmos para ampliarmos mais leitos pela irresponsabilidade da população e de alguns gestores, nós vamos estar em uma situação terrível”.

CUIDE DE VOCÊ E DOS SEUS FAMILIARES

O diretor criticou a realização da “Black Friday” na cidade, dizendo que não era momento para isso. Ele também voltou a pedir à população que seja responsável e solidária uns com os outros, ele ainda teme que se a situação continuar do jeito quês está, empresas venham a ter que fechar. “Eu volto a pedir a vocês, se cuidem, sejam mais solidários, sejam mais responsáveis com a saúde de vocês e de seus familiares e também de todos aqueles que circulam junto conosco, dando o exemplo, usando máscara o tempo todo, usando álcool em gel, mantendo o distanciamento social, nós não precisaremos fechar o comércio, mas nós precisamos usar comércio de uma forma racional. É preciso cuidar. O mundo inteiro está voltando aos cuidados intensivos. Nós, na nossa região de Manhuaçu, não vamos dar o exemplo? Vamos continuar nisso que eu falei lá trás, quando eu pedi naquela época para fechar o comércio, a balburdia social. Essa balburdia precisa ser contida, no exemplo, nas precauções e cuidados individuais, nós não precisaremos fechar o comércio novamente, mas se as coisas caminharem como estão, breve eu temo pela economia da nossa região, com o fechamento não só do comércio, mas de várias empresas que terão que parar porque a situação fica crítica”.

Ao final do comunicado, o médico Luis Claudio dá como exemplo a suspensão dos atendimentos a casos suspeitos de coronavírus e com sintomas gripais, no Hospital Madre Teresa, em Belo Horizonte, que ocorreu na quarta-feira (25) e segui até segunda-feira (30). Na ocasião o Hospital informou que é uma decisão transitória "motivada pelo compromisso com a segurança de todos os nossos pacientes, médicos e colaboradores. O objetivo, neste momento, é rever a logística de leitos e avaliar a necessidade de readequação, considerando a perspectiva do aumento de casos em Belo Horizonte."

O médico também pede que a população seja responsável e que não faça festas, eventos e aglomerações. “Fiquem aí com essa mensagem, onde a gente pede a vocês, responsabilidade nos cuidados, para que nós possamos manter a nossa cidade economicamente ativa, mas economicamente ativa não significa trânsito desordenado de pessoas, aglomerações, festinhas no final de semana, eventos comemorativos, digo a vocês, não é hora para isso. O nosso Hospital está colapsado desde 11 de novembro. Pedimos a Deus que nos dê força e coragem para continuarmos enfrentando essa pandemia, mas pedindo a Deus também que conceda lucidez a nossa população para que ela possa cumprir o seu papel de solidariedade perante aos irmãos que caminham conosco nessa crise.”

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.