Portal Caparaó - Marinalva é empossada prefeita de Simonésia; Zezé do Oliveira é eleito presidente da Câmara
Política

Marinalva é empossada prefeita de Simonésia; Zezé do Oliveira é eleito presidente da Câmara

03/01/2021 - Atualizado em 04/01/2021 09h24

SIMONÉSIA (MG) - A prefeita Marinalva Ferreira (PL), tomou posse nesta sexta-feira (1º), para o seu terceiro mandato a frente do executivo em Simonésia. Também foram empossados o vice prefeito Ricardo Augusto de Carvalho e os 11 vereadores, que assumem o cargo na Câmara Municipal para a legislatura 2021-2024. Além disso, também foi eleita a nova mesa diretora da Câmara para o biênio 2021/2022. 

A solenidade foi realizada no plenário da Câmara Municipal, a Rua Padre Horário Henttis, em evento restrito aos eleitos e cônjuges devido à pandemia do Covid19. A solenidade foi iniciada com um momento de fé, conduzido pelo Pároco, Padre Júlio César e Pastor Hélio Adolfo, além de algumas homenagens a prefeita Marinalva.

Os vereadores prestaram juramento, para as pessoas presentes e em transmissão ao vivo no canal da Câmara Municipal no YouTube, com o compromisso de obedecer às Constituições Federal, Estadual e as leis que regem o município. O momento oficial foi conduzido pelo vereador, José Antônio Avelino (Zezé do Oliveira).

Foram empossados os seguintes vereadores: Andressa Meira; Aparecida de Fátima Leite; Heron Anissete Soares; José Antônio Avelino; José Maria da Rocha; Julimar Rodrigues da Silva; Márcio José Sabino; Milton Teixeira de Siqueira; Vanderlei Lourenço dos Santos; Vicente Simão de Vasconcelos e Isaac Calegar de Cristo.

NOVA MESA DIRETORA

Em seguida foi feita a eleição da mesa diretora para o Biênio 2021 a 2022, sendo apresentada chapa única encabeçada pelo vereador, José Antônio Avelino (Zezé do Oliveira), tendo como vice-presidente, José Maria da Rocha (Dequinha), e secretário Vicente Simão de Vasconcelos. A chapa recebeu 11 votos favoráveis, sendo eleita por unanimidade, pela primeira vez na história do município.

Em seu discurso, o presidente eleito, Zezé do Oliveira, disse que a harmonia entre os parlamentares foi essencial para que houvesse a votação expressiva, conseguindo a totalidade de votos e que oportunidade será dada a todos os demais vereadores para que possam participar e opinar em sua gestão, que será de forma transparente, visando o bem da população. “Hoje não temos adversários, temos aqui uma grande equipe, que vai trabalhar em prol de cada Simonesiense. O resultado dessa eleição aqui no legislativo, mostra o crescimento de uma câmara renovada, de uma câmara que esta com disposição para trabalhar para o nosso povo, e se Deus quiser, vamos fazer um excelente mandato, cumprindo com as nossas responsabilidades as quais a população nos confiou”, pontuou o presidente eleito.

MARINALVA E RICARDO SÃO EMPOSSADOS

A segunda parte da cerimônia foi a posse da prefeita Marinalva Ferreira e do vice-prefeito, Ricardo Augusto de Carvalho para o mandato 2021-2024.

A prefeita, Marinalva Ferreira, também fez o seu discurso de posse, onde destacou a sua experiência e vontade de trabalhar. “A primeira fala é de gratidão, pois este é o sentimento maior que move meu coração, gratidão a Deus e ao povo por este mandato popular. Estamos aqui para atender os anseios do povo e podem estar na certeza que estaremos focados em fazer isso da melhor maneira possível, pois o povo esta carente deste tipo de atenção, um olhar mais humano, principalmente neste período de pandemia que tanto assola o mundo. A equipe de transição encontrou muitos obstáculos e, não foi apresentado praticamente nada do que precisávamos, mas com a experiência que já temos e com a participação de todos vamos fazer um governo que atenda a toda população Simonesiense”, disse a prefeita.

Marinalva ainda ressaltou a sua luta ainda quando vereadora, pelo desenvolvimento da agricultura familiar no município, que as ações em favor do meio ambiente devem ser constantes, e que não dará espaço para mineração, a não ser que seja através de processo judicial, pois um dia eles entraram no município, porém não foi em sua gestão, pois ela nunca abriu portas para os mesmos.

A prefeita também explanou sobre o funcionamento da farmácia do SUS, que deverá ser de 24h e chegou destruir uma chave simbólica, “Precisamos de mais humanidade para com as pessoas, mais amor, e por isso um dos nossos compromissos é de realmente jogar a chave da farmácia do SUS fora, para um melhor atendimento. Pelo ou menos os medicamentos de necessidades básicas, precisam estar à disposição da população, pois não se tem hora para passar mal” destacou.

Marinalva falou sobre as diversas perseguições que sofreu, mesmo quando vereadora e depois como prefeita, mas que “Deus é maior e o povo sabe que sua vontade é sempre fazer o melhor, é tanto que chega a sua quarta posse, sendo uma como vereadora e três como prefeita, através do voto popular”.

PANDEMIA

Sobre a pandemia, Marinalva destacou que pretende trabalhar na orientação da população, para que não seja preciso fechar comércio e aplicar outras medidas restritivas. “Quem há um ano e pouco imaginava nós hoje tendo que usar essas máscaras, temos vivido dias muito difíceis, e precisamos entender que hoje não há mais o auxílio do governo federal, tanto para os empresários, quanto para a população e por isso tudo fica ainda mais complexo. É preciso que as pessoas entendam o que está acontecendo e façam a sua parte. Vamos trabalhar de forma séria para vencermos essa pandemia, mas precisamos da ajuda de todos”, afirma.

O vice-prefeito Ricardo Carvalho, que se recuperou da Covid-19, também fez discurso emocionado. “Hoje agradeço primeiramente a Deus, por estar aqui, aos meus familiares, amigos e cada eleitor que nos confiou essa responsabilidade. Lamento a ausência do Paulinho (irmão que faleceu de Covid), ele gostaria muito de me ver tomando posse, mas não só por isso, o Paulinho foi uma pessoa que muito se empenhou trazer diversos recursos para Simonésia, independente de quem estivesse à frente do executivo e trouxe, nós temos diversas edificações que trazem a sua marca. Na oportunidade, eu quero pedir a Marinalva, que dê uma atenção especial à iluminação pública do nosso município, pois pagamos todos os impostos que chegam e as nossas ruas estão uma escuridão. Precisamos investir em iluminação de led. Conto com você”, disse.

Ao final da solenidade a ex-secretária de finanças do município Leida Souza, representou seu pai, o ex-prefeito Laerte Augusto, onde realizou a entrega da chave da prefeitura, entre outras documentações. 

Divino Augusto / Fotos Fabricio Narciso

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.