Portal Caparaó - Fumacê visita bairros Bom Pastor e Matinha hoje
Geral

Fumacê visita bairros Bom Pastor e Matinha hoje

31/05/2007 - Atualizado em 01/06/2007 12h52

Com o intuito de frear a proliferação do mosquito da dengue, a Vigilância a Saúde de Manhuaçu iniciou na terça-feira o trabalho de borrifação de inseticida em um veículo equipado para o serviço de “fumacê”. Com esse implemento a realização dos ciclos de pulverização serão mais eficientes. A medida atende a uma reivindicação de setores da sociedade e foi autorizada para seis vezes em todos os bairros, de acordo com a Gerência Regional de Saúde.

Os bairros São Vicente, Pouso Alegre, Nossa Senhora Aparecida e Alfa-Sul já foram visitados. Nesta quinta-feira, à tarde, será a vez do Bom Pastor e Matinha. Na sexta-feira o veículos estará pela manhã no Bairro Matinha e das de 17 às 21 horas no Bairro Pinheiros.

De acordo a diretora, Emilce Estanislau Fialho, com o fumacê os ciclos necessários para eliminar mosquitos adultos podem ser executados com maior eficiência. “A autorização é concedida para municípios com grande incidência do mosquito. Nós fomos autorizados para seis ciclos, mas acredito que não precisaremos de tantas aplicações, já que estamos chegando a um período mais tranqüilo e o trabalho de mobilização também tem surtido efeito”, explicou.

O fumacê está percorrendo os bairros durante dois horários: 5h às 9h e das 17h às 21h, atuando no início da manhã e no final da tarde, períodos em que os mosquitos contaminados costumam circular. “É preciso que a substância entre dentro de casa, pois é lá que está boa parte dos alimentos de um mosquito, por isso, portas e janelas abertas são essenciais para contribuir com a ação do pulverizador”, salientou.

EFICIÊNCIA

De acordo com ela, o fumacê tem uma eficiência muito boa na eliminação do mosquito adulto, mas não exerce a mesma força, sobre as larvas. “Os mosquitos chegam a depositar 400 ovos em um único recipiente e mesmo que a água seja retirada, é preciso lavar e higienizar o local a fim de não deixar quaisquer resquícios, pois, mesmo secos, quando expostos novamente á água, os ovos se nutrem e dão origem a novos mosquitos, já contaminados”, explicou.

Os ovos postos pelos mosquitos podem permanecer até 400 dias encubados, aguardando as condições oportunas para nascer.

A pulverização do veneno é essencial ao combate da dengue, mas o exercício deve ser conjunto. “A importância de limpar bem os pratinhos de vasos ou quaisquer recipientes, até mesmo piscinas, faz com que, a médio prazo, não tenhamos novos sustos epidemiológicos como esse. Estamos próximo ao inverno, então, vamos combater essa epidemia e já nos conscientizarmos que devemos nos prevenir, fazer a nossa parte, para que no ano que vem, isso não ocorra novamente”, argumentou Emilce.

RECOMENDAÇÕES

Cuidados que devem ser tomados:

* Afastar idosos, crianças e pessoas alérgicas do jato de aplicação do inseticida.

* Cobrir gaiolas de pássaros, durante a passagem do veículo;

* Abrigar outros animais domésticos na hora da aplicação;

* Trocar a água e alimento dos animais após a passagem do veículo;

* Cobrir utensílios domésticos;

* Cobrir os alimentos;

* Retirar as roupas do varal;

* Cobrir os carros nas garagens;

* Manter portas e janelas abertas, por no mínimo duas horas, após a passagem do veículo.

31/05/07 - 11:10 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.