Portal Caparaó - Empresários manhuaçuenses se reúnem com líderes árabes em Dubai
Economia

Empresários manhuaçuenses se reúnem com líderes árabes em Dubai

04/01/2021 - Atualizado em 04/01/2021 22h37

REDAÇÃO - Um grupo de empresários de Manhuaçu e região, detentores de uma das maiores reservas naturais de Grafite (Grafeno), Nióbio e Terras Raras do planeta, se reuniu, nos dias 11 a 23 de dezembro, em Dubai, com autoridades e líderes locais dos Emirados Árabes Unidos para tratarem de assuntos relacionados ao desenvolvimento desses elementos, que têm chamado a atenção de diversos países nos últimos anos. Na foto acima, os empresário Danilo Furtado e Luciano de Sales com as autoridades de Dubai Ahmed Abu Rajaa e Abdullah Alzaabi.

É necessário destacar a importância desses minerais extraídos da natureza para a evolução e expansão da tecnologia global, reconhecidos por diversos cientistas como os mais importantes para a próxima grande revolução tecnológica.

O Material do Futuro

Derivado do Grafite, o Grafeno é considerado o material do futuro pelos especialistas e impulsiona uma grande revolução na indústria tecnológica em virtude de suas propriedades únicas e suas diversas aplicações.

É a estrutura cristalina mais fina que existe, extremamente leve, transparente e flexível. É trezentas vezes mais resistente que o aço e é um ótimo condutor de eletricidade.

As propriedades desse material passaram a ser mais estudadas e divulgadas em 2004, graças ao trabalho dos cientistas Andre Geim e Konstantin Novoselov, da Universidade de Manchester, que, por isso, receberam o Prêmio Nobel de Física de 2010.

O empresário Danilo Furtado e o cientista Konstantin Novoselov, Nobel em Física 2010

Assim, visto que todas as qualidades mencionadas foram encontradas em um único material, as pesquisas sobre as possibilidades de utilização do grafeno alavancaram, mostrando-se essencial para um avanço tecnológico global.

Possibilidades infinitas

De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - MCTIC, o Grafeno é capaz de acelerar a velocidade da Internet; filtrar a água do mar transformando-a em potável; produzir baterias de alta performance revolucionando o mercado automobilístico no uso dos carros elétricos; carregar uma bateria de celular em segundos; produzir cimentos quase que indestrutíveis; gerar motores mais econômicos e menos poluentes e ajudar no sequenciamento genético.

Além das possibilidades citadas, possui propriedades muito específicas, que permitem isolar bem a umidade e o oxigênio, facilitando a conservação de alimentos, sendo usado em embalagens e revestimentos, ou mesmo usados em sensores que ajudarão a detectar e tratar diversas doenças.

O Grafeno também está sendo usado para desenvolver pesquisas com fones de ouvido, nano chips, telas touchscreen, assim como dispositivos biônicos.

Muitos avanços estão sendo obtidos, também, no campo da saúde e desenvolvimento humano, como por exemplo, o tratamento e possível cura do Alzheimer.

Terras Raras

As Terras Raras são minerais estratégicos para o país. Tem seu uso proeminente em áreas de alta tecnologia e com poucos ou nenhum substituto que proporcione desempenho igual ou superior.

Fazem parte do grupo 17 elementos químicos, entre eles o escândio (muito importante da indústria aeroespacial), európio, o túlio, o lantânio e o ítrio.

São as Terras Raras que possibilitam a existência de ímãs mais potentes e permitem a criação de aparelhos eletrônicos cada vez menores. Entre elas figuram também materiais como o neodímio, utilizado em discos rígidos de computador; o lantânio, usado em lentes de câmeras e telescópios; e praseodímio, utilizado para criar materiais de alta resistência usados em motores de aviões.

Vale do Grafeno

O projeto do grupo é grandioso, estratégico e palpável. Segundo Danilo Furtado, CEO do Grupo Golden Place e Beenes Bulgade, empresas administradoras das reservas, localizadas em Araxá, Triângulo Mineiro, um dos principais temas é a criação do Vale do Grafeno, um gigante polo sustentável onde laboratórios, indústrias e escritórios de diversos setores somarão forças e trabalharão em conjunto para usufruir dos inúmeros benefícios e aplicações do Grafeno em áreas distintas, como desenvolvimento de produtos finais e tecnologia de ponta, em benefício da população local e global.

Os empresários Pedro Henrique Furtado, Pedro Paulo de Souza, Guilherme Dias, Diogo Amaral, Anderson Miguel Rodrigues, Luciano de Sales, Danilo Furtado, Fernando Simões, Bruno Felipe Fernandes e Fernando Pereira

“Estamos à frente de uma oportunidade sem precedentes para a humanidade. As riquezas minerais do Brasil, especialmente a união entre Grafeno, Nióbio e Terras Raras, certamente irão impulsionar o nosso país para um novo patamar, com destaque no cenário político e econômico mundial, acima de tudo, de forma sustentável e com responsabilidade socioambiental”, afirma Danilo Furtado.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.