Portal Caparaó - Prefeitura de Manhuaçu realiza mobilização contra a Covid-19
Geral

Prefeitura de Manhuaçu realiza mobilização contra a Covid-19

09/01/2021 - Atualizado em 09/01/2021 14h31

MANHUAÇU (MG) - Com intuito de chamar a atenção da população para a pandemia da Covid-19, a Prefeitura de Manhuaçu realizou na manhã deste sábado (09/01) uma mobilização com carros da administração, do Corpo de Bombeiros, Polícias Civil e Militar. A ação faz parte das resoluções determinadas pelo Gabinete Inter Secretarial de Crise contra a Covid-19, criado pela prefeita Imaculada, no último dia 7 de janeiro. As ações de conscientização e prevenção continuaram ao longo da próxima semana.

O Secretário de Planejamento e presidente do Gabinete de Crise, Roberto Fully, destacou que a conscientização da população sobre a gravidade da doença é que vai fazer a diferença na guerra contra a Covid-19. “Não acreditamos que só repressão vai deter o vírus, o que vai vencer esse vírus é engajamento da população, a conscientização, a educação para evitar aglomeração, evitar o fluxo desnecessário na cidade nesse momento. A consciência é fundamental e o trabalho, o objetivo dessa carreta foi trazer isso a memória de todos”.

Fiscalização

As fiscalizações acontecerão ao longo da próxima semana, com abordagens instrutivas e comunicativas. O Secretário da Fazenda, Elias Mansur, destacou que a prefeitura está empenhada para que a cidade não pare. “Vamos unir nossos esforços com os fiscais de vigilância sanitária e da Secretária da Fazenda, vamos direcionar a abordagem inicial, e lógico com o tempo a gente vai evoluindo de acordo com o cenário aqui na cidade. Estamos extremamente empenhados, fazendo de tudo para atingir nosso objetivo, porque a gente não quer parar a cidade. A gente quer continuar, se protegendo e continuar com a nossa vida, com o dia-a-dia nosso”.

Saúde

A Secretaria de Saúde já deu início a várias ações de enfrentamento a pandemia da Covid-19, uma delas foi a adoção de protocolo de tratamento precoce da doença e a busca por parcerias com as cidades da microrregião de Manhuaçu. “Já tivemos reuniões com a equipe da Secretaria de Saúde, adotamos um protocolo de tratamento precoce, com todas as unidades já capacitadas, médicos e enfermeiros. Lógico que dificuldades pontuais já estão aparecendo, médicos de férias e pedidos de exoneração por parte dos médicos, não do governo e, isso já está sendo contornado. Já está sendo contratados médicos em caráter de urgência, para não ficarem descoberto as unidades. A medicação, já está sendo feito os processos de compra de emergência, o que a Secretaria já tem, já estamos disponibilizando, Contatos com várias farmácias para ver a possibilidade na redução dos preços, até a que a Secretaria consiga a compra dos medicamentos necessários, um preço mais acessível. Também já está agendado uma reunião com os Secretários Municipais de Saúde da microrregião de Manhuaçu, são 23 municípios, para que possamos discutir uma ação regional, porque Manhuaçu é sede da microrregião, nós temos que pensar não só em Manhuaçu, mas que as outras cidades entendam e queiram adotar esse procedimento do tratamento precoce”, destaca Ana Lígia de Assis Garcia, Secretária de Saúde.

Mudança da Unidade de Apoio

Sobre a mudança de local da Unidade de Apoio Respiratório (UAR), Ana Lígia salienta que é para dar mais conforto a profissionais da saúde e principalmente aos pacientes. “Nós estamos com uma unidade pequena, pelo volume que nós estamos tendo de caso, a proposta é de uma área mais ampliada, fazendo umas últimas adequações para que a gente possa mudar e dar uma dignidade maior. Os números de casos só têm aumentado, por isso eu clamo a comunidade, toda a população, faça parte dessa luta nossa, porque só o poder público não vai dar conta. Os hospitais estão cheios, as unidades quanto mais leitos abrem, mas cheios estão, mas nós precisamos nos conscientizar, enquanto cidadão nos transformarmos em um fiscal voluntário, cada vez que a gente entrar em um lugar, cada vez que a gente estiver com uma pessoa que esteja sem máscara ou que que esteja aglomerado, solicitar a ele que tenha respeito com a vida dele, mas com vida do próximo também”.

Com informações da Secretaria Municipal de Comunicação de Manhuaçu

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.