Portal Caparaó - Manhuaçu faz ajustes e publica novo decreto sobre restrições da Covid-19
Economia

Manhuaçu faz ajustes e publica novo decreto sobre restrições da Covid-19

28/01/2021 - Atualizado em 28/01/2021 17h16

MANHUAÇU (MG) - O Comitê Municipal de Enfrentamento a Covid-19 em reunião extraordinária nesta quarta-feira (27/01) deliberou sobre ajustes no decreto 43, em vigor desde o dia 21 de janeiro de 2021. As pautas eram relacionadas ao setor de bares e restaurantes, clubes e as escolas particulares. Confira o novo decreto (número 48) com ajustes https://bit.ly/2NBlOo2

Antes de realizar as votações, a equipe técnica da Secretaria de Saúde, apresentou um panorama da doença em Manhuaçu. Maria Cristina Caldeira Duarte, Coordenadora da Vigilância em Saúde, apresentou os números das últimas quatro semanas epidemiológica e pediu que as decisões que fossem tomadas deviam ser cuidadosas.

O Diretor Assistencial do Hospital César Leite, Chardson Roberto da Paixão, também apresentou números da doença no HCL e destacou que o cenário virou, agora a população de Manhuaçu tem ocupado a maior parte dos leitos Covid-19, não mais as cidades da região.

O infectologista Tiago Heringer também falou aos presentes sobre a questão da transmissibilidade entre crianças, o que segundo ele é muito baixa e que não há casos graves entre esta faixa etária, de 0 a 10 anos. Ainda segundo o especialista, é preciso trabalhar com turmas menores nas escolas para que se tenha um controle.

Bares, Restaurantes e Clubes

A proposta da equipe técnica da Secretaria foi de manter o decreto como está para os bares, restaurantes e clubes até a próxima quarta-feira (3/02), quando haverá uma reavaliação do cenário, o que aceita por ampla maioria. Os bares e restaurantes continuam podendo funcionar até às 19 horas de segunda a sexta-feira e até às 15 horas aos sábados, domingos e feriados. Os clubes ainda permaneceram fechados.

Foi feito uma mudança em relação ao funcionamento de restaurantes e lanchonetes que estão às margens das BR’s 262 e 116 e MG’s, que poderão funcionar por 24 horas, mas respeitando o horário da proibição da venda de bebida alcoólica, que é de 19 às 6 horas de segunda a sexta-feira e de 15 às 6 horas aos sábados, domingos e feriados.

Escolas particulares

A equipe técnica da Secretaria de Saúde apresentou uma proposta de retorno das aulas do ensino infantil e fundamental I (1ª a 5ª série) a partir do dia 8 de fevereiro, seguindo os protocolos apresentados pelas escolas e aprovados pela Vigilância Sanitária do município, o que foi aceita pela maioria, havendo apenas uma abstenção.

A professora Sórence Leni comemorou a decisão. “Isso traz para nós realmente uma alegria e uma esperança renovada de que as nossas crianças poderão retornar um pouco da sua rotina, as nossas escolas poderão caminhar, nós acreditamos que seremos grandes parceiros nessa divulgação e na emissão desses protocolos seguros tanto para as escolas, quanto para as famílias, especialmente para a cidade. A parceria da escola nesse momento é contribuir para que esses casos diminuam para de fato a gente aprenda a conviver com essa doença que tem assolado a nossa população”.

A também professora Lidiane Kohler comemorou a decisão e assegurou as escolas tem condições de fazer este retorno seguro. “Foi uma reunião extremamente produtiva, tivemos uma avaliação técnica de vários segmentos da saúde, nós tivemos a presença do Dr. Tiago, que trouxe para gente uma série de dados técnicos em que nós tivemos realmente a certeza, baseado em vários estudos, de que nessa faixa etária em que nós solicitamos o retorno das aulas presencias nas escolas, existe um baixo índice de transmissibilidade. Hoje, as escolas privadas de Manhuaçu estão preparadas com protocolos, que foram pesquisados e aprovados, nós temos todas as condições técnicas para garantir a segurança das crianças no retorno às aulas”.

Escolas Públicas Municipais

O Secretário de Educação, Eduardo de Magalhães Portilho, disse que neste primeiro momento as aulas permaneceram remotas. “Como Secretário Municipal de Educação, responsável pelas creches e escolas municipais de Manhuaçu, diante do novo Decreto que delibera favoravelmente pelo retorno presencial nas escolas particulares, informo que a Secretaria Municipal de Educação iniciará seu ano escolar no dia 03 de fevereiro, com duas semanas de reuniões internas, com os funcionários em cada escola, e o ano letivo será a partir do dia 18 com atividades remotas, ou seja, não presenciais”.

Sobre as creches, o Secretário informou que serão feitas reuniões com as coordenadoras para avaliar o seu retorno. “Quanto às creches, temos conhecimento da vulnerabilidade de várias famílias e esta questão está sendo analisada diante da atual situação da pandemia, pois somos a favor da vida! Na próxima semana, vamos promover reuniões com as coordenadoras das creches, pois são realidades diferentes no que se refere à estrutura física de cada uma delas. Devemos prezar, no contexto sanitário atual, pela segurança dos funcionários, dos alunos e consequentemente, de seus familiares”.

O Secretário ainda afirma que qualquer decisão será tomada em comum acordo com a comunidade escolar e de forma responsável. “Nenhuma resolução deverá ser tomada de maneira singular e arbitrária, pelo contrário, será responsável. Portanto, esta Secretaria, para tomada de decisões, ouvirá o Ministério Público, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e o Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid”.

Escolas Públicas Estaduais

Por se tratar da competência do Estado de Minas Gerais, as aulas na rede pública estadual só retornarão quando o governo estadual determinar. Segundo o governo do estado está sendo desenvolvido um estudo individualizado.

Nesta quarta-feira (27), foi aprovado pelo Comitê Extraordinário Covid-19 do Governo de Minas Gerais, a criação de um Grupo de Trabalho para debater as possibilidades de retomada das aulas presenciais. O grupo será formado por membros das Secretarias de Estado de Saúde e de Educação, da Sociedade Mineira de Pediatria e da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil e Profissionais Afins.

Secretaria Municipal de Comunicação de Manhuaçu

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.