Portal Caparaó - Manhuaçu vacina idosos com mais de 90 anos; secretária explica dinâmica da vacinação
Geral

Manhuaçu vacina idosos com mais de 90 anos; secretária explica dinâmica da vacinação

17/02/2021 - Atualizado em 17/02/2021 16h16

MANHUAÇU (MG) - A Secretaria de Saúde de Manhuaçu começou a vacinação de idosos acima de 90 anos contra a Covid-19, na última sexta-feira (12/02). A secretária de saúde, Ana Lígia de Assis Garcia, detalha a estratégia adotada pelo município para chegar a todas as pessoas dessa faixa etária.

Na semana passada, chegaram as primeiras 540 doses para o público acima de 90 anos. Segundo Ana Lígia, grande parte da população é atendida pelas equipes de Saúde da Família. Na foto, por exemplo, Dona Noêmia de São Pedro do Avaí, que completará 100 anos em abril, recebendo a primeira dose da vacina.

Os agentes comunitários conhecem os idosos e estão providenciando a vacinação. No entanto, em todo o município de Manhuaçu, existem algumas ruas e localidades que não são atendidas pelas equipes da estratégia de saúde da família (ESF).

“Criamos o cadastro para identificar quem tem mais de 90 anos. Nós pedimos tanto quem não é da área de cobertura de um PSF ou talvez tem aquele que não está ainda no cadastro, que faça o cadastramento no link indicado. É mais uma forma de segurança para que não fique nenhum idoso sem vacinar”, pontua a secretária.

FAIXAS ETÁRIAS

Ela reconhece que todos estão ansiosos pela vacinação e explicou que isso vai depender a chegada da vacina. “O plano nacional de imunização é composto de faixas etárias de vacinação. A primeira é essa com pessoas acima de 90 anos. Depois, a gente vai depender da chegada de vacina para avançar nas faixas etárias”, pontua.

A secretária municipal de saúde reforçou que foi criada uma estratégia para vacinar em grupos, pois a vacina vem num frasco com dez doses. “Dessa forma, serão agendados grupos de dez idosos para vacinar, com horário marcado e sem aglomeração. É toda uma logística que estamos fazendo para não perder vacinas e possamos atender a todos”, reforça Ana Lígia.

CADASTRO DE IDOSO CLIQUE AQUI

A ordem estabelecida pelo Governo Federal para a vacinação é a seguinte:

- idosos de 90 anos ou mais;

- idosos entre 80 e 89 anos;

- idosos entre 75 e 79 anos;

- idosos entre 70 e 74 anos;

- idosos entre 65 e 69 anos;

- idosos entre 60 e 64 anos.

TRABALHADORES NA ÁREA DE SAÚDE

A Secretaria de Estado da Saúde mudou a estratégia e colocou, ao mesmo tempo, a vacinação dos demais trabalhadores da área de saúde. “Nós teremos sempre uma dose que vai chegar para trabalhadores da área de saúde, conforme a deliberação da CIB-SUS 3319, em paralelo aos idosos. Estamos fazendo tudo dentro do que é encaminhado pelo Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde, respeitando as normas, com a maior legitimidade possível, para que não tenhamos nenhum contratempo”.

No caso do profissional de saúde, é obrigatório fazer o cadastro até a meia-noite de domingo, 22/02 (alterado o dia, depois do anúncio de prorrogação pelo Município).

“Tem que cadastrar, pois precisamos saber quem são os profissionais para pensarmos uma logística melhor para ele. O formulário indica quem são os profissionais de saúde que terão direito a essa vacina gradativamente, de acordo com a chegada de vacinas”, detalha a secretária.

Todos os profissionais da linha de frente, conforme estabelecido pelo Governo Federal, já foram vacinados. Agora, o cadastramento é para os seguintes profissionais:

- que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros;

- são profissionais da saúde (ex. médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares);

- são trabalhadores de apoio (ex. recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros);

- são profissionais que atuam em cuidados domiciliares (ex. cuidadores de idosos, doulas/parteiras, ambos com vínculo institucional),

- são funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados.

CADASTRO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE CLIQUE AQUI

PREVENÇÃO CONTINUA

Na entrevista, a Secretária de Saúde Ana Lígia, reforça que mesmo com o início da vacinação ainda está longe de relaxarmos as medidas de prevenção “O Covid-19 não acabou. A pandemia é uma realidade. Muitas vezes a gente vê os números caindo, mas é porque nós estamos, tanto a população como o poder público, com ações mais efetivas. Só que eu ressalto: nós dependemos muito de cada cidadão fazer a sua parte. Eu peço encarecidamente que cuide de si mesmo e dos demais, seus familiares, amigos, enfim pela comunidade. Nós somos responsáveis pela gente, mas também pelo outro. Como cidadãos, somos responsáveis por toda a comunidade”.

Redação do Portal Caparaó

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.