Portal Caparaó - Clínica Veterinária Municipal se organiza para receber Castramóvel
Geral

Clínica Veterinária Municipal se organiza para receber Castramóvel

23/02/2021 - Atualizado em 23/02/2021 16h40

MANHUAÇU (MG) - A Clínica Veterinária Municipal realizou na tarde desta quinta-feira (18/02) uma reunião com ONG’s para iniciar a organização da castração em massa de animais (cães e gatos) em Manhuaçu. O Castramóvel, uma carreta preparada para atender os animais, estará entre os dias 3 a 13 de março em Manhuaçu realizando a operação de castração de animais em situação de rua. No total, serão cadastrados 566 animais, todos credenciados por ONG’s de proteção animal juntamente com o canil, que fazem o levantamento em todo o município.

Durante a reunião, foram discutidas questões de logística para evitar aglomeração, levantamento dos possíveis locais, materiais e outras questões referentes à instalação do caminhão na cidade.

A castração dos animais em situação de rua é muito importante para controle populacional, como explica o veterinário e Coordenador da Clínica Veterinária, Rafael Rolim: “Essa é uma política pública muito importante, que às vezes é negligenciada por outras cidades. Animais em excesso nas ruas trazem diversos problemas, como poluição sonora, os animais ficam doentes. Então, ter o controle desses animais é fundamental até para controle de zoonoses, que são aquelas doenças transmissíveis dos animais para os seres humanos. No fim da linha, essas ações trazem mais saúde a população”.

O veterinário finaliza alertando à população que a castração é uma das ações para o controle dos animais de rua, mas que é essencial a participação da população para não abandonar animais domésticos nas ruas. “A grande maioria desses animais que estão nessa situação, um dia tiveram um lar, então é fundamental à população ter responsabilidade quando for adotar um bichinho.”, finalizou o veterinário.

Secom Prefeitura de Manhuaçu

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.