Portal Caparaó - Secretário de Segurança do ES vem a Manhuaçu conhecer plantão digital da PC
Segurança

Secretário de Segurança do ES vem a Manhuaçu conhecer plantão digital da PC

26/02/2021 - Atualizado em 27/02/2021 07h10

MANHUAÇU (MG) - A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) recebeu autoridades da Segurança Pública do Espírito Santo interessadas em conhecer o Plantão Digital, projeto implementado no início de 2020, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Hoje, a iniciativa está presente em mais de 20 unidades mineiras e pode se tornar realidade também no estado vizinho.

O Plantão Digital permite a realização de autos de prisão em flagrante por meio de videoconferência. Com isso, a ferramenta garante mais rapidez aos procedimentos e ausência de deslocamentos de policiais, vítimas e testemunhas em ocorrências para outra cidade.

A chefe de gabinete da PCMG, delegada-geral Águeda Bueno Homem, ressalta que o Plantão Digital mobiliza a tecnologia em favor da Segurança Pública, auxiliando não só no combate à criminalidade, mas também na conexão com as cidades por meio digital. “Os objetivos são diminuir as distâncias, assegurar uma prestação de segurança mais efetiva e fomentar a investigação criminal”, resume.

Parceria

Águeda Bueno, representantes da Polícia Civil mineira e o secretário-executivo da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp), Alexandre Leão, recepcionaram, nessa quinta-feira (25/2), em Manhuaçu, as autoridades capixabas. Participaram da visita o secretário de Defesa Social do Estado do Espírito Santo, coronel Alexandre Ofranti Ramalho, e membros do Ministério Público, da Polícia Civil e da Polícia Militar do Espírito Santo.

A chefe de gabinete da Polícia Civil mineira destacou a parceria já existente entre os dois Estados em outras iniciativas. “Mais uma vez Minas Gerais desponta no uso de tecnologias e na prestação de Segurança Pública. A tendência é que o Espírito Santo, já nosso parceiro de longa data, possa avaliar o projeto e também implementá-lo com a nossa colaboração”, afirmou.

O coronel Alexandre Ofranti reforçou a troca de experiências entre Minas e Espírito Santo. “Viemos exatamente com a expectativa de conhecer o projeto, visto que Minas Gerais sempre foi uma escola de boas ideias e boas práticas”, explicou.

Benefícios

O uso das tecnologias para o Plantão Digital busca fomentar a integração entre os trabalhos dos órgãos de Segurança Pública, como observou Alexandre Leão. “Facilita não só para a Polícia Civil, mas para todos aqueles que atuam diretamente no combate à criminalidade. Minas é uma referência para outros Estados que queiram conhecer esse trabalho e também, quem sabe, aplicar essa tecnologia nas suas localidades”.

Além de trazer vantagens aos órgãos de Segurança Pública empenhados nas ocorrências policiais, o Plantão Digital possibilita melhor atendimento, sobretudo às vítimas e às testemunhas.

"Há vantagem no deslocamento, evita acidentes, diminui o gasto público e traz benefícios também para a população, que, muitas vezes, tinha de ser levada de um município a outro para um flagrante para o atendimento da ocorrência, sem saber como retornar a sua cidade. Então, se as pessoas puderem ser atendidas na sede do seu município é um grande benefício para a população local”, reconheceu o secretário de Defesa Social do Estado do Espírito Santo, coronel Alexandre Ofranti.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.