Portal Caparaó - Ipanema: Prefeito inaugura telecentro digital
Geral

Ipanema: Prefeito inaugura telecentro digital

01/06/2007 - Atualizado em 05/06/2007 17h16

Vinte e quatro computadores à disposição da comunidade para a inclusão digital gratuita. Esta nova foi comemorada em Ipanema com a inauguração do Primeiro Telecentro de Inclusão Digital, implantado com recursos próprios do Governo Municipal. Acesso à internet banda larga e cursos de informática serão os principais atrativos do local que dispõe de infra-estrutura adequada e assistência técnica aos usuários.

De acordo com o prefeito municipal, Dr. Jairo de Souza Coelho, a inclusão digital é sinônima de capacitação profissional e busca da igualdade social. “O uso livre dos equipamentos e os cursos serão as principais atividades oferecidas à população. É um projeto de uso intensivo da tecnologia da informação para ampliar a cidadania e combater a pobreza, visando garantir a privacidade e segurança digital do cidadão, sua inserção na sociedade da informação e o fortalecimento do desenvolvimento local, Sendo ferramenta importante para inclusão social, possibilitando o acesso às informações, pela internet, para as camadas menos favorecidas da população”, afirmou o prefeito.

Combater a exclusão digital é o objetivo central dos telecentros. Trata-se de uma iniciativa fundamental para capacitar a população de Ipanema e inseri-la na sociedade da informação, para assegurar a preservação de nossa e de temáticas vinculadas ao nosso cotidiano, qualificar profissionalmente nossos trabalhadores, incentivar a criação de postos de trabalho de maior qualidade, afirmar os direitos das mulheres e crianças, para um desenvolvimento tecnológico sustentável e ambientalmente correto, aprimorar a relação entre o cidadão e o poder público, enfim, para a construção da cidadania digital e ativa.

De acordo com o Censo 2000 do IBGE, apenas 10,6% dos domicílios brasileiros têm computadores. Tudo indica que o Brasil tem 13,6 milhões de usuários de Internet (7,74% da população do país), segundo dados de maio de 2002. Argentina, Chile, Peru e Uruguai, países com populações menores que a brasileira, têm um percentual maior de usuários de Internet - 10,38% na Argentina, 20,02% no Chile, 10,73% no Peru e 13,61% no Uruguai.

Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Ipanema - 01/06/07 - 11:28 

portalcaparao@gmail.com 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.